fbpx

Tendência: decoração rose gold

Acabamento metalizado oferece toque elegante ao seu lar

A tendência dos metalizados é cada dia mais visível nos diversos estilos de decoração e, dentre eles, o rose gold se destaca como o queridinho do momento.

A combinação do tom rosa envelhecido com o dourado metalizado, que garante um aspecto acobreado, ganhou rapidamente espaço no mercado de festas, moda e acessórios, também se tornando uma paixão de muitos amantes da decoração. 

Moderna e com identidade própria, a decoração rose gold transformou-se em tendência nos últimos anos, aparecendo primeiro de forma tímida nos detalhes dos móveis, para depois se tornar a estrela de alguns cômodos.

Com facilidade para se adaptar a diversos estilos e gostos, a tonalidade pode tanto ser considerada neutra, quanto ser usada para criar pontos de destaque nos ambientes.

O rose gold pode ser utilizado nos metais da casa, em puxadores, objetos de decoração, papel de parede, enfim, são infinitas as possibilidades e combinações.

Origem do rose gold

O rose gold apareceu em feiras pela Europa, mas logo caiu nas graças no mundo todo, principalmente aqui no Brasil! (Foto: Reprodução/Dunelm) 

A tendência do rose gold surgiu em 2015, em feiras especializadas em design e arquitetura na Europa.

Um ano depois chegou ao Brasil, caindo nas graças da população e invadindo os lares do país.

Processo de fabricação

Os aramados rose gold são fabricados em aço de baixo teor de carbono, possuindo alta ductilidade e tenacidade.

Isso significa que eles são maleáveis e podem ser deformados sem quebrar, uma característica que faz com que esses itens sejam mais duráveis e resistentes à corrosão.

O seu acabamento é feito através do processo de deposição do cobre, conhecido quimicamente como eletrodeposição ou galvanoplastia. 

O verniz de proteção que é aplicado garante um produto resistente a riscos e com acabamento brilhante.

Manutenção

O rose gold invadiu a decoração dos ambientes da sua casa e uma dúvida que sempre surge é sobre sua manutenção.

Por ser um tom mais claro, muitas pessoas têm medo de que oxide, fique riscado ou sujo mais facilmente, mas apesar de sua cor, ele é como qualquer outro tipo de metal.

Para ter um melhor aproveitamento e durabilidade dos seus acessórios, é preciso ter alguns cuidados especiais em sua manutenção:

  • Para fazer a limpeza de peças rose gold, não é recomendado o uso de produtos ácidos e esponjas de aço, pois esses podem riscar e danificar o acabamento metalizado.
  • Evite expor essas peças a temperaturas muito altas.
  • Por mais que seja resistente à corrosão, o indicado é não deixar o produto em contato com a ferrugem.

Ambientes

Por ser um ponto de destaque ou um complemento, na hora de incorporar a decoração rose gold à sua casa, o ideal é que se pense no ambiente como um todo

Não se preocupe, pois não é difícil e tudo vai depender do seu gosto pessoal e de como você vai querer usar o tom, seja como protagonista ou nos detalhes. 

Banheiro

Acessórios em rose gold dão um toque de cor para seu banheiro, enquanto azulejos e metais se tornam os protagonistas do ambiente.

Quem disse que banheiros precisam ser brancos e sem graça?

Usar o rose gold na decoração do banheiro é super fácil, pois é um cômodo que facilmente combina com esse tom, já que geralmente usamos mármores, vidros e metais em geral.

Para um ambiente mais harmônico e simples, vale a pena investir em acessórios como ganchos, prateleiras, porta-toalhas, porta-escova de dentes ou revisteiros para trazer o rose gold em detalhes discretos e dando um toque de cor.

Se você quiser ousar, o rose gold pode vir nos metais, pias, espelhos e até mesmo no azulejo, deixando esses itens em destaque e como pontos de referência no banheiro.

Sala

A tendência do rose gold se encaixa muito bem em salas de estar ou salas de jantar, pois trazem mais sofisticação para os espaços sociais.

Ornamentos nessa cor metalizada incrementam a décor do cômodo com glamour, pois proporcionam mais brilho e personalidade ao espaço, sem pesar ou carregar o ambiente.

Objetos decorativos como vasos, porta-retratos e bombonieres são ideais para receber o acabamento no tom de rosa envelhecido.

Cozinha

 O rose gold pode ser usado em panelas, eletrodomésticos, acessórios e até mesmo nas pastilhas e revestimentos. Alt: Bancada de cozinha em granito claro e com vários aparelhos, louças e potes em tons de branco, rose gold e madeira.

Um toque de charme e elegância cai bem em qualquer ambiente, inclusive na cozinha!

Muito versátil, o rose gold se destaca em ambientes de tons neutros, como é o caso da maior parte das cozinhas e proporciona um charme extra à decoração. 

Seja para organizar os utensílios e mantimentos, a cor permite diversas combinações diferentes e possibilidades.

Se quiser, é possível substituir os metais da sua cozinha por outros acobreados, para realmente entrar na paleta de cores e harmonizar todo o lugar. 

Quartos

Que tal transformar o seu cômodo de descanso em um ambiente romântico

Os tons de rosa sempre remeteram à feminilidade e sofisticação e não é diferente com o rose gold. 

No quarto, prefira colocar o rose gold nos pequenos detalhes, como em ganchos, luminárias, acessórios de organização e peças decorativas. 

Para balancear a delicadeza da cor, aposte em combinações com cinzas, pretos ou azuis mais escuros.

Se você não tem planos para modificar o quarto inteiro, invista em um cantinho especial que seja importante para você!

Escritório

O ambiente de trabalho não pode ficar de fora dessa e incorporar o rose gold neste ambiente é fácil!

O tom suave pode ser combinado a diversos móveis do seu escritório, criando um ambiente muito mais moderno e agradável para receber clientes, por exemplo. 

Pontue objetos simples do seu dia a dia que funcionam também como peças decorativas, como quadro de recados, luminárias de mesa e porta objetos. 

Esses acessórios trarão um ar luxuoso que irá valorizar o ambiente.  

E arrisque-se! Adicione o tom rose gold sem medo de errar.

Estilos de decoração

A tendência dos metalizados rose gold já faz parte de diversos estilos de decoração, desde os mais minimalistas, até os mais ousados e divertidos. 

Quer saber mais sobre esses estilos e como o rose gold se encaixa neles? Confira!

Estilos de escandinavo

O rose gold funciona muito bem com o estilo escandinavo. Com cores bem claras e a mistura de materiais mais rústicos, o toque do metal brilhoso traz charme e glamour. 

Decoração com cores claras ou com tons pastel, como a escandinava, combinam perfeitamente com detalhes decorativos em rose gold. 

Além disso, a união dos revestimentos suaves com o toque moderno dos aramados também contribui para deixar os ambientes da casa ainda mais acolhedores.

Estilo minimalista

Se você é apaixonado pelo simples e elegante, não perca a oportunidade de encaixar os aramados rose gold da Astra na sua decoração. 

Sejam em um plano de fundo escuro ou claro, as peças rose gold criarão, sem dúvidas, um contraste interessante no seu cômodo. 

No caso do estilo minimalista, a ideia é usar o mínimo de peças decorativas para não sobrecarregar o ambiente e para que tenham perfeita funcionalidade. 

Estilo tropical

A mistura de cores intensas, natureza e frescor proporcionam à decoração dos espaços da casa o vigor e a alegria do verão. 

Inserir acessórios chave, como os em rose gold, neste estilo de decoração, deixam o ambiente com um toque suave e mais aconchegante, ideal para receber familiares e amigos. 

Estilo industrial

Neste projeto de escritório feito pela Elmor Arquitetura, o rose gold aparece nos metais dos canos e traz um destaque para as cores mais sóbrias (Foto: Rodrigo Ramirez/Divulgação).

Trazer para dentro de casa o charme do estilo urbano é para quem curte algo mais descolado

Nesse estilo de decoração os aramados rose gold entram com tudo entre os traços rudimentares do concreto e tijolo, trazendo sofisticação e equilíbrio para o ambiente, promovendo um toque de suavidade

O rose gold vai arrasar nesse estilo de decoração contemporânea que pede por muitos metais aparentes

Na hora de decorar, os acessórios rose gold são alternativas práticas, pois permitem um leque de alternativas e combinações de diferentes estilos de móveis, cores e outros acessórios.

#FicaaDica

Se você não tem ideia ou tempo para reformas, mas quer repaginar os cômodos do seu lar, optar por acessórios rose gold é uma alternativa certeira para dar uma cara nova a décor.

Pequenos detalhes na decoração fazem a diferença. Inspire-se para inserir elementos desse estilo na composição da decoração dos cômodos da sua casa. 

Faça você mesmo!