fbpx

Como organizar seu home office?

Trabalhar em casa exige algumas adaptações e cuidados

O período de isolamento social que estamos cumprindo para conter a propagação da pandemia do Covid-19 trouxe a uma parte dos trabalhadores um desafio: o home office.

Desenvolver atividades em casa se tornou mais fácil e comum com o avanço tecnológico. Mas, para colocar esse estilo de trabalho em prática, é necessário tomar cuidado com as distrações.

Para lhe ajudar nessa tarefa, preparamos algumas dicas:

1.Organize o ambiente

Para auxiliar no desempenho das atividades, é ideal que o ambiente seja organizado especificamente para aquela função. Por isso, separe um local na sua casa que seja agradável e coloque todos os materiais necessários para o seu trabalho.

 

 

Mantenha o ambiente limpo: não acumule papel e outros resíduos. Deixe sempre uma lixeira pequena próxima para descarte. Ainda, evite comer no ambiente dedicado ao trabalho para não fazer sujeira.

 

 

 

Separe os documentos: para quem trabalha com muitos documentos e materiais impressos, a solução é apostar em caixas e pastas. Assim, você evita que papéis fiquem espalhados pela mesa ou escrivaninha, com risco de se perderem ou irem parar no lixo, sem querer.

 

 

 

Organize os pequenos itens: para evitar que canetas, lápis e bloquinhos se percam no meio das coisas, a alternativa é apostar em organizadores ou porta-canetas. Eles são funcionais e podem ser colocados em cima da mesa ou em gavetas, evitando bagunça.

 

 

Otimize espaço: com a ajuda de nichos e prateleiras é possível acomodar livros e outros itens que não são utilizados todos os dias, mas que ocupam muito espaço. Assim, você poupa tempo e espaço, já que pode encontrá-los com facilidade quando precisar. Ainda, decorar de acordo com o seu gosto também pode deixar o ambiente ainda mais agradável.

2. Liste as atividades do dia

A organização das tarefas diárias também é um fator importante para conseguir manter uma rotina de home office. Em uma agenda, liste suas obrigações do dia para que consiga seguir uma ordem e entregar as atividades no final do expediente.

3. Opte por um local confortável e boa iluminação

  • Escolha uma cadeira ou poltrona confortável para trabalhar, assim, é possível evitar dores nas costas. Lembre-se também de que a cama e o sofá não são boas opções para o momento.
  • Monte sua mesa de trabalho perto da janela, permitindo a entrada de luz natural. Se não for possível, invista em lâmpadas para criar um ambiente iluminado e evitar o cansaço da vista.

4. Faça pausas

Não esqueça de cuidar da sua qualidade vida. De vez em quando, levante-se da cadeira, dê uma volta pela casa, coma algo e beba água. É importante para oxigenar a cabeça e voltar mais disposto ao serviço. Mas sempre tome cuidado com as distrações nesse tempo!

5.Respeite o horário de trabalho

Mantenha a rotina normal. É importante para que você acompanhe o expediente como se estivesse na empresa, o que também proporciona organização, concentração e entrega das atividades no prazo estabelecido.

#FicaaDica

Tenha paciência e empatia, consigo e com os outros, qualquer processo de mudança no trabalho requer um tempo para adaptação.