fbpx

Para que serve cada peça do sistema da calha?

Conheça todos os itens necessários para sua calha

As calhas são essenciais nas edificações, pois além de dar um acabamento visualmente agradável, proteger a parede de infiltrações, conservar a pintura, evitar erosão no solo, rachaduras e apodrecimento dos beirais, ela também ajuda a coletar água da chuva para armazenamento.

Para que a calha funcione corretamente existem diversos acessórios que devem estar junto ao projeto de montagem dessa estrutura. Confira agora os itens da linha de calhas da Astra e suas respectivas funções:

 

 

 

Perfil da calha: é a barra da calha que tem a função de coletar e conduzir a água dos telhados. Deve ser instalado de acordo com o comprimento do telhado. Pode-se cortar essa barra caso seja necessário.

Suporte fixador:  tem a função e estruturar e sustentar a calha. Permite a movimentação da mesma quando há dilatação/contração. Fixa a calha e impede a deformação das abas. Esse suporte fixador deve ser encaixado na parte interna da barra da calha, a cada 60 cm.

Suporte prolongador: é o responsável por alinhar e sustentar a calha quando o telhado não tem beiral ou não está alinhado com o final da telha. Está disponível em duas versões: prolongador reto e prolongador torcido.

  • O suporte prolongador reto é indicado para ser fixado na telha ou em estruturas quenão possuem beiral (tabeira). Pode também ser preso diretamente ao caibro.
  • Já o suporte prolongador torcido deve ser parafusado na lateral do caibro e preso na calha através do suporte fixador, fazendo com que a mesma atinja o final da telha.

 

 

 

Bocal de saída: é o acessório que escoa a água da chuva dos telhados. Pode ser colocado na barra da calha e na cabeceira.

 

 

 

 

 

Anti-folha: possui a função de evitar entrada de folhas e acúmulo de sujeiras. É o responsável por evitar o entupimento da calha, por isso deve ser colocado no bocal de saída.

 

 

 

 

Esquadro: coleta e conduz a água da chuva dos cantos dos telhados. Tanto os esquadros externos como os internos são instalados na quina do telhado e devem ser montados na calha, utilizando as emendas (com ou sem vedação).

 

 

 

 

Emenda: une um perfil de calha ao outro ou um perfil de calha a um esquadro.

Joelho frontal e lateral: alinha a descida do condutor, quando o sistema de calha estiver montado distante da parede.

  • Joelho frontal pode ser encaixado na saída do bocal.
  • Quando necessitar de curvas laterais, pode-se usar o joelho lateral e fazer a união com o condutor para a descida do sistema.

 

 

 

 Condutor: escoa a água da chuva na vertical até um ponto específico ou reservatório de água. É instalado no bocal de saída.

 

 

 

 

Conector do condutor: é utilizado para ligar dois condutores de descida.

 

 

Abraçadeira para condutor: utilizada para sustentar o tubo condutor do sistema de calhas. É fixada na parede através de parafusos, observando a distância máxima de 1,5m ente elas. A abraçadeira da Astra, diferente de outras do mercado, não fica aparente, deixando a calha com um acabamento visualmente mais bonito.

 

 

 

 

 

 

Adaptador do condutor: indicado para conectar o condutor a um tubo de PVC.

Agora que você já conhece todas as partes da calha da Astra fica mais fácil ir até a loja e escolher exatamente o que você precisa! Para entender mais sobre o sistema de calhas da Astra clique aqui.

Lembre-se, as calhas da Astra são mais silenciosas, dispensam pintura, não enferrujam e nem desbotam (por conta do aditivo anti-UV em sua composição).

Confira também:

Você sabe instalar calhas?

Limpeza de calhas no período de chuvas

Qual a diferença entre calha de PVC, alumínio e aço galvânico?

Por que escolher calhas de PVC?