6 dicas para a manutenção de calhas

Prepare sua casa para o período de chuvas

A temporada de chuvas intensas está começando. Para não ter problemas com goteiras e infiltrações dentro de casa uma das medidas preventivas é a limpeza das calhas. Confira 6 dicas para proteger sua casa dos temporais:

1) Mantenha o telhado limpo e em boas condições, retirando a sujeira que obstrui a passagem da água pela calha. A quantidade de resíduos levados pela água da chuva pode entupir e sobrecarregar as estruturas das calhas, além de deformá-las e diminuir sua vida útil.

2) Providencie a poda dos galhos das árvores que possam ocasionar a queda de folhas, flores e frutos sobre o telhado.

3) Higienize as calhas periodicamente para manter a capacidade de drenagem da água que cai no telhado. Nos lugares onde ocorrem muitas chuvas, recomenda-se uma limpeza a cada seis meses.

4) Evite o acúmulo de água nas calhas para não favorecer a formação de limo e a proliferação de mosquitos transmissores de doenças graves, como a dengue.

5) Instale uma grade ou tela na saída da calha (anti folhas) para reter a sujeira mais grossa, principalmente no caso de captação e armazenamento da água pluvial. Essa providência vai evitar a passagem de partículas maiores para os tubos coletores e para os recipientes de armazenamento.

6) Em reformas ou novas construções, opte por um sistema de calhas de PVC, como as da Astra. O sistema é modular, de fácil instalação, alta durabilidade, não enferruja e é resistente à ação solar, pois possui aditivo UV.

Dica extra: ao limpar o telhado, aproveite para verificar, ajustar ou substituir telhas quebradas ou deslocadas, que podem favorecer as infiltrações e goteiras.

Para saber mais sobre o sistema de calhas da Astra, clique aqui.

Aproveite para montar o projeto da sua calha, com as peças e quantidades que você vai precisar, através do nosso simulador.