Qual a diferença entre calha de PVC, alumínio e aço galvânico?

Escolha a que melhor se adéqua à necessidade da sua casa

Escolher o tipo de calha para usar no seu imóvel pode não ser a princípio, uma preocupação. Porém, existem tipos diferentes de calhas, com características particulares, que vão impactar diretamente em como sua casa transporta a água da chuva  e suporta os efeitos climáticos do local onde você mora.

Descubra qual o melhor tipo de calha para sua construção:

Calhas de PVC

A flexibilidade, a rigidez, baixa rugosidade, capacidade de vedação e boa estética à instalação, além do preço acessível, são algumas vantagens desse produto da Astra. Ainda, por conter aditivos UV na formulação das peças, é resistente a ação do sol, o que aumenta a vida útil do produto.

A calha de PVC é indicada para regiões litorâneas, pelo fato de resistir às intempéries. Por isso, pode-se dizer que não oxidam e têm grande durabilidade.

Os modelos de calhas em PVC têm montagem e instalação mais fáceis e são vendidos como produtos de conceito “faça você mesmo”. Isto é explicado pelos componentes, como esquadros, joelhos, suportes, conectores, abraçadeiras serem produtos prontos de fábrica.

Calhas de alumínio

O alumínio é resistente às intempéries e à maresia, e o suporte que fixa as calhas feitas com esse material também é resistente e impede que as chuvas muito fortes derrubem a estrutura ou formem poças que possam causar vazamentos.

O alumínio pode receber pintura eletrostática, que, além de proteger o produto, pode deixar o visual do telhado personalizado, combinando com o acabamento da casa.

Essas calhas, então, podem ser usadas sem comprometer o design da construção. Montagem e instalação, entretanto costumam depender de profissional especializado.

Calhas de aço galvanizado

As calhas galvanizadas são utilizadas em obras residenciais, comerciais e industriais e têm o preço mais acessível, se comparado ao das peças de alumínio. E se comportam muito bem para a captação da água da chuva do telhado.

O aço galvanizado, porém, apresenta alto índice corrosão, sendo bem menos durável do que o PVC e o alumínio. Por esse motivo, esse material não é indicado para regiões litorâneas.

A instalação do sistema completo é um procedimento mais técnico, que demanda um profissional especializado, já que as calhas de aço não possuem componentes prontos. O “Calheiro” os produz conforme a demanda da instalação que fará.

 

Conheça nosso simulador de Calhas Astra.  Consulte nossos croquis, siga as instruções e simule as dimensões e quantidades aproximadas de sua calha.