fbpx

Faxina de final de ano

Dicas para uma super limpeza anual da casa

Chegou dezembro! E com esse mês vem a preparação para as festas de final de ano. Para estrear esse período, nada como uma boa faxina para deixar a casa devidamente limpa e organizada para receber a família e os amigos para as comemorações, além de trazer boas energias para o lar no próximo ano.

Organize-se

Fazer uma boa faxina requer tempo e disposição, por isso, reserve um dia exclusivamente para essa atividade e divida as responsabilidade com todos os integrantes da família.

Utilize essa oportunidade, que muitas vezes só acontece uma vez no ano, para dar atenção aos lugares que não são limpos regularmente. Aproveite para juntar roupas e objetos que não têm mais utilidade e separe-os para doação.

Dá só uma olhadinha nas dicas de faxina em cada cômodo que a Astra preparou para você:                       

Cozinha:           

Esse ambiente exige muito cuidado, afinal, é nele que são preparadas todas as refeições das festividades de final de ano. Então, certifique-se de que está tudo limpo e higienizado antes de começar a preparar as delícias da ceia.

Comece a faxina desse ambiente pelos armários, geladeira, gavetas e prateleiras. Retire tudo e dê uma boa limpada internamente em cada compartimento usando álcool. Aproveite para se desfazer de alimentos vencidos e doe aqueles que não têm mais utilidade para você.

Depois das partes internas já limpas, chegou o momento de esterilizar o que fica aparente no dia-a-dia:

  • Use um limpador de cozinha para higienizar os azulejos.
  • A sujeira grossa do piso pode ser retirada com uma vassoura, em seguida passe um pano úmido com um limpador de chão.
  • Já para remover germes da pia, limpe com água sanitária.
  • Os armários podem ser limpos por fora com pano molhado com detergente.
  • Por fim, não pode ficar de fora uma boa limpada no fogão.

Banheiro:

Para uma boa faxina nesse cômodo comece limpando armários, prateleiras e os demais acessórios. Aproveite para jogar fora cosméticos e produtos de higiene que estejam vencidos ou fora de uso.

Para deixar o ambiente organizado, utilize caixas plásticas para organizar o shampoo, condicionador, perfumes etc. Já os acessórios pequenos como: esmaltes e maquiagens podem ser acomodados em organizadores. Assim, é possível ter mais praticidade e organização.

Não se esqueça! Faça uma limpeza pesada no vaso sanitário para garantir um cheiro agradável no banheiro, utilize água sanitária e desinfetante. Ainda, uma boa higienizada nos azulejos e box com água sanitária à base de cloro ou removedor ajuda a tirar as manchas.

 

 

Lavanderia:

Faça uma limpeza interna na máquina de lavar roupas e no tanque, assim será possível manter o bom funcionamento do equipamento e o melhor cuidado com suas roupas.

Caso esteja usando há muito tempo, descarte a vassoura, rodo, pás de lixo e panos de chão e adquira itens novos.

 

Área externa e jardim:

A porta de entrada é o cartão de visitas da casa. Para esse final de ano vale ajeitar bem o hall de entrada, limpar a porta de entrada e providenciar um tapete bonito.

Não deixe esses ambientes da casa de fora! Dê uma boa geral no jardim. Troque aqueles vasos que estão quebrados ou desbotados, renove as plantinhas, temperos e flores. Fique atento! Lembre-se de forrar com areia os pratos dos vasinhos de planta para evitar a proliferação das larvas do mosquito da dengue.