Como organizar a despensa?

Organização simples e funcional

Ter uma despensa em casa para guardar e estocar os alimentos é uma estratégia prática para o dia a dia.

Porém, se a sua despensa vive bagunçada, é um problema! Na hora de preparar o almoço de domingo ou aquele jantar rápido durante a semana é necessário funcionalidade, por isso você deve organizar sua despensa de forma que ao bater o olho já encontre o que precisa.

Já que o assunto é armazenamento de comida, é preciso ter alguns cuidados com esse ambiente para evitar problemas. Confira as nossas dicas:

Faça uma limpeza geral: antes de começar a organizar a despensa é necessário certificar-se de que ela está totalmente limpa, já que é onde a comida fica armazenada. Por isso, jogue fora todos os itens que estiverem vencidos ou em mau estado, e doe aqueles que não pretende mais fazer uso.

Separe os produtos por categorias: quanto mais organizada sua despensa, melhor! Utilize caixas plásticas para categorizar os produtos, exemplos: enlatados, mantimentos secos, comida do bebê, temperos e bebidas.

Otimize espaço: deixe um local reservado para cada tipo de produto, para isso você pode usar prateleiras. Mas vale lembrar, os produtos e mantimentos que você usa constantemente devem ficar mais acessíveis.

Não deixe embalagens abertas com alimentos: não é legal manter os alimentos em embalagens já abertas, eles podem murchar ou apodrecer com facilidade. Utilize potes multiúso para guardar e conservar alimentos como feijão, arroz, açúcar, café, etc. Identifique o prazo de validade de cada alimento no próprio pote.

Dica: prefira recipientes translúcidos, para facilitar a visualização do item de cada pote.

Não deixe nada espalhado: a maior dificuldade surge no momento de organizar as pequenas embalagens e utensílios. Uma dica é usar organizadores para que talheres, sachês e temperos não se percam em meio às outras coisas.

Cuidado com determinados alimentos: frutas, verduras e legumes só podem ser guardados em sua despensa se ela for arejada e se você usar recipientes adequados para armazena-los, como fruteiras. Ambientes fechados não são recomendados para guardar esse tipo de alimento, pois aceleram a decomposição.

Caso você tenha colocado algum objeto ou alimento em um local muito alto, não se arrisque! Utilize uma escada de alumínio Astra para alcançar o que precisa.

Confira também a linha de Utilidade Domésticas da Astra.