Escolinha de Triathlon mais próxima do topo do ranking brasileiro

Alunos conquistaram três pódios na penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Sprint, em São Paulo

Com três pódios conquistados no dia 25 de agosto, os alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões estão ainda mais próximos do topo do ranking nacional. Os paranaenses vieram a São Paulo para disputar a penúltima etapa do Brasileiro de Triathlon Sprint | Triday Series. A prova, uma das provas mais concorridas do circuito, reuniu os principais atletas das categorias Júnior e Youth na Universidade de São Paulo, a USP.

O frio intensificou o desafio dos alunos da Escolinha de Triathlon. Apesar de acostumados às baixas temperaturas de Curitiba, eles foram surpreendidos pela água gelada da raia olímpica da USP. Mesmo assim, mostraram resistência.

Campeã na categoria Júnior com 01h12min24, Alice Forti Tinelli saiu da água entre as primeiras colocadas e foi a mais rápida na transição para o ciclismo. Nem o furo no pneu nos últimos metros da pedalada deteve a atleta, que ainda colocou dois minutos de vantagem sobre a segunda colocada nessa etapa.

“Foi uma boa prova. Como o pneu furou no finalzinho da bike, decidi arriscar e ir até o fim assim mesmo. E encaixei uma boa corrida, coisa que eu não conseguia fazer nas últimas provas, e voltei a fazer bem agora”, comemorou Alice.

Alice Tinelli no pódio (Divulgação)

Entre os rapazes, Matheus Martinhaki superou o frio na natação para ficar com o vice-campeonato da categoria Júnior, com 01h00min29. Na classificação geral, foi o décimo, atrás apenas de Luiz Gabriel Shianti, o campeão júnior, e atletas da elite e sub-23. “Não nadei como eu gostaria, mas foi bom. Na transição para a bike, consegui tirar bastante tempo para os primeiros colocados, e saí no primeiro pelotão do ciclismo. Depois, corri bem encaixado do começo ao fim”, contou Matheus.

Matheus Martinhaki no pódio (Divulgação)

Grande favorita na categoria Youth, com vitória em todas as etapas do Brasileiro de Triathlon Sprint, Amanda Moro também teve a sua dose de desafio. Na transição para o ciclismo, o zíper da roupa de borracha não abria, fazendo a atleta perder segundos preciosos. “Fiz uma prova de recuperação, na bike, e depois consegui tirar alguns minutos na corrida”, explicou Amanda, vice-campeã com 1h13min13. “Não foi como eu gostaria, mas acho que vai dar para somar mais pontos em Brasília, na final do campeonato.”

Amanda Moro no pódio (Divulgação)

Também representando a Escolinha de Triathlon, Vinícius Sant’ana ficou com o quarto lugar na categoria Youth, com 01h07min08. E Pedro Henrique Gomes foi o sexto na categoria Júnior, com 01h06min08.

A grande final do Brasileiro de Triathlon Sprint será disputada em Brasília, no dia 8 de setembro. “Temos duas semanas para os atletas descansarem e fazerem os últimos ajustes, em busca pelas primeiras posições do ranking brasileiro”, observou Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto paranaense.

Formando Campeões

Atualmente, a Escolinha recebe 60 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inserí-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. Outros 120 alunos são atendidos nos núcleos Boqueirão, CIC e Osvaldo Cruz, mantidos pela Prefeitura de Curitiba. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. Há quatro anos, o projeto ajuda a desenvolver as categorias de base do esporte no Paraná, e atua como aliado na inclusão e educação dos jovens talentos.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Eletrolux, Condor, Astra, Tradener, Castelo e Elejor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *