fbpx

O que são espaçadores?

Peças permitem melhor alinhamento nas construções

Os espaçadores, também conhecidos como distanciadores de ferragens, são peças essenciais na construção civil, pois garantem o correto cobrimento da armadura (é a camada de concreto que protege a armadura) pelo concreto e centralizam as mesmas.

Esses espaçadores ficam permanentemente dentro da estrutura após a concretagem, proporcionando o mínimo contato com as fôrmas, garantindo o melhor acabamento e permitindo o perfeito alinhamento das estruturas da construção.

A correta realização do cobrimento garante durabilidade à obra, já que protege a armadura da corrosão e impactos que podem danificar a estrutura da edificação.

Conheça agora os diferentes tipos de espaçadores da Astra e suas indicações:

 

 

 

Espaçador circular universal: indicado para o uso em ferragens verticais como pilares, colunas, postes e lateral de vigas. O design dessa peça permite que o ferro encaixe na ferragem e não solte o distanciador.

 

 

 

 

Espaçador tipo dedal: utilizado para apoiar a armadura, esse espaçador garante o cobrimento da ponta da ferragem. É indicado para ferragens verticais, horizontais e parede de concreto. Possibilita pequena área de contato com a fôrma.

 

 

 

 

Espaçador tipo pino: em formato de uma ‘cadeirinha’, é utilizado em diversas bitolas de ferragens horizontais, como no fundo de vigas, pisos, tela soldada, pré-moldados em geral.

 

 

 

 

Espaçador multiapoio: também conhecido como centopeia, é um tipo de distanciador utilizado em ferragens pesadas horizontais, como em fundo de vigas, lajes, pisos e pré-moldados em geral.

 

 

 

Espaçador tipo garra: utilizado em áreas com tráfego intenso, pois conta com apoio reforçado e estável por encaixar perfeitamente na armação. É indicado para uso em ferragens horizontais como fundos de vigas, lajes, pisos e pré-moldados em geral.

 

 

 

 

Distanciador de fôrma: utilizado para distanciar fôrmas de parede de concreto, esse distanciador mantém o alinhamento das fôrmas de alumínio, garantindo a correta espessura das paredes nesse sistema construtivo.

 

 

 

 

Espaçador circular para parede de concreto: utilizado para garantir o cobrimento e centralizar as armaduras na parede de concreto. Ele se encaixa perfeitamente na armadura e tem o mínimo contato com a fôrma.

O uso dos espaçadores é especificado pela norma ABNT NBR 6118:2014 e determinado pelo projetista da obra.

Conheça a linha de espaçadores da Astra clicando aqui.

Veja também:

Conheça os 4 sistemas de construção mais utilizados

Pra que serve uma desempenadeira?

O que é um nivelador de piso e como funciona?