Conheça os 4 sistemas de construção mais utilizados

Se tem algo que nunca paramos para pensar, a não ser que sejamos engenheiros ou arquitetos, é sobre quais sistemas construtivos são os mais utilizados nas residências. Mas saber as diferenças entre eles pode auxiliar no momento de construir, comprar ou vender um imóvel, porque existem opções de materiais, formatos e acabamentos distintos para cada um deles.

Os tipos de sistemas construtivos que você precisa entender são aqueles mais utilizados no Brasil. Portanto, conheça a seguir quais são eles, as principais características e em quais situações são mais indicados.

Convencional-

Formada por vigas e colunas para sustentação do peso, lajes de concreto e preenchimento de tijolos e revestimentos.  É o mais utilizado, desde casas a apartamentos, pois não limita a criação.

Estrutural-

Não há pilares ou vigas na estrutura. Os próprios blocos das paredes são suficientes para garantir sustentação da construção, porém não permitem muita liberdade na arquitetura. Muito indicados em construções de larga escala.

Drywall-

São chapas feitas em gesso acartonado, parafusadas numa estrutura de aço galvanizado. Podem ser usadas em qualquer cômodo, mas não são indicadas para funções estruturais.  É um sistema rápido, limpo e barato.

Concreto-

Destinada à construção de edifícios, condomínios e vilas. As paredes e demais elementos da construção são moldados no próprio canteiro. É um sistema de rápida execução, com custos baixos de mão de obra.

A Astra desenvolve componentes para todos esses sistemas construtivos. Para conhecer a nossa linha completa de produtos voltados para construção, clique aqui.