Como escolher o melhor comedouro para cachorro

Potes para ração e água são essenciais para o dia a dia dos cães

Escolher o melhor comedouro para cachorro é um passo muito importante para garantir a boa alimentação do seu pet. 

O modelo ideal e a capacidade do pote para ração variam de acordo com o tamanho, hábitos alimentares ou condições de saúde do seu animalzinho de estimação

Se o seu cãozinho é bem pequeno, por exemplo, você deve comprar um comedouro que tenha uma altura que o permita comer de forma confortável

Além disso, existem opções de comedouros para cachorros com ansiedade ou que ajudam a controlar a obesidade do pet.

No mercado, há diversas opções de comedouros. Por isso, além de atenderem às necessidades dos animais, eles também se adequam a vários orçamentos. 

É possível encontrar opções mais simples e baratas de comedouros, como os tradicionais potes produzidos em materiais como plástico, inox e cerâmica. 

E se você deseja um pote de ração mais tecnológico, há opções de comedouros automáticos, ideais para quem fica fora de casa por muito tempo e não consegue acompanhar a alimentação do cachorro

Antes de comprar o modelo mais caro é muito importante prestar atenção em algumas características do seu cachorro, como hábitos alimentares e condições de saúde, para descobrir qual modelo é o melhor para o dia a dia dele. 

Confira a seguir como escolher o tipo ideal de comedouro para cachorro. 

Tipos de comedouro para cachorro

Para atender as necessidades de alimentação de cada cachorro, desde os de pequeno porte até os maiores, existem diversos tipos de comedouros disponíveis no mercado. 

Comedouro tradicional

O tipo mais conhecido é o comedouro tradicional. Ele possui formato de tigela e é possível encontrar modelos produzidos em materiais como inox, cerâmica e plástico. 

Os produzidos em plástico são os mais comuns e têm um bom custo-benefício. Isso porque eles são bem resistentes, fáceis de limpar e podem ser utilizados para servir a ração e a água do pet. 

Além disso, para quem tem mais de um animal de estimação, é possível encontrar o comedouro de plástico em diversas cores. Assim fica mais fácil identificar o pote de ração de cada um dos bichinhos. 

O comedouro tradicional fabricado na Astra, por exemplo, está disponível em vermelho, azul e rosa. 

This is just some placeholder text. Click to edit it.

Comedouro automático

Se você fica o dia todo longe de casa e não quer deixar o pote do seu cachorro com muita ração, com medo dele comer demais, o comedouro automático é uma boa opção. 

Esse tipo de comedouro possui tecnologia que permite programar os horários das refeições do seu cão enquanto você não está por perto.

E para garantir que o pet não vai comer mais do que deve, você também consegue escolher a quantidade de ração que o comedouro vai liberar enquanto estiver sozinho. 

Esse modelo costuma ser mais caro, por conta da tecnologia. Por isso, antes de comprá-lo é bom avaliar se ele é uma boa opção para as necessidades do seu cão. 

Comedouro lento ou interativo

O comedouro lento ou interativo foi pensado para cachorros que comem muito rápido e que na maioria das vezes não mastigam a ração. 

Esse modelo possui algumas cavidades no pote que impedem o cachorro de pegar uma quantidade grande de ração ao mesmo tempo. Assim, o cachorro precisa comer mais devagar. 

Além disso, com esse modelo os pets mastigam melhor a ração, evitando uma má digestão do alimento. 

Outro benefício desse tipo de comedouro é que ele é produzido em material antiderrapante e flexível. Assim, as chances do cãozinho se machucar ao tentar pegar a ração são bem menores.  

Comedouro elevado

Outro tipo de comedouro disponível no mercado é o elevado. Esse modelo é indicado para cães de porte maior ou que já estão idosos e tem dificuldade de abaixar na hora da alimentação. 

Em geral, os comedouros elevados possuem uma plataforma ou suporte ajustáveis, que deixam o pote de ração em uma altura confortável. Assim, durante a alimentação a ergonomia do cão é trabalhada.

Esse modelo também é ideal para evitar que o cachorro tenha problemas digestivos, como refluxo. Como ele fica posicionado na altura do peito do cachorro, o pet consegue engolir o alimento corretamente. 

Comedouro anti formiga

Outro tipo muito comum é o comedouro anti formiga. O design desse modelo foi pensado para evitar que as formigas entrem no pote de ração ou de água dos cachorros.

Se você percebeu que o comedouro do seu cão sempre atrai formigas, esse modelo pode te ajudar a resolver esse problema. 

O formato dele é muito parecido com o modelo tradicional, mas possui uma borda para os tutores colocarem um pouco de água. Assim, as formigas ficam naquele espaço e não entram na ração ou água do seu pet. 

Os comedouros anti formiga da Astra também são fabricados em plástico atóxico e estão disponíveis em três cores: rosa, azul e vermelho. 

Comedouro para cachorro anti formiga possui borda para evitar que as formigas subam na ração.

Como escolher o ideal para o seu cachorro

Na hora de escolher o comedouro ideal para o seu cachorro, você deve observar alguns detalhes que são indispensáveis.

Quantidade de ração

O primeiro deles está diretamente relacionado à alimentação do pet: a porção de ração ideal que foi recomendada pelo veterinário. 

Cada cão possui uma quantidade específica que deve ser servida em cada refeição. Por isso, o comedouro ideal deve ter um tamanho que acomode perfeitamente a porção indicada para seu animal. 

Com isso, você garante que a alimentação do seu cachorro será saudável, evitando que ele coma mais do que deve e que tenha problemas de saúde no futuro.

Porte e raça do cachorro

Você também deve se atentar ao porte e raça do seu cachorro antes de comprar um comedouro. 

Se o cão for grande e tiver o focinho maior, você deverá comprar um comedouro mais alto e mais profundo. O ideal é que a altura do pote de ração fique no peito do cachorro para garantir uma alimentação confortável ao pet.

Por isso, os cãezinhos de pequeno porte, como os das raças Yorkshire e Pinscher,  precisam de um pote de ração mais baixo. 

O comedouro para os cachorros menores também deve ter uma capacidade pequena, já que a porção de ração recomendada para eles é menor que a de cães de médio porte.

Já os cachorros de porte médio, como Beagle e Bulldog Francês, precisam de potes um pouco maiores e com maior capacidade. 

E os potes mais altos e mais profundos são ideais para cachorros grandes, como Labrador, Golden Retriever, Pastor Alemão e São Bernardo. 

Os modelos de comedouro para cachorro fabricados na Astra, o tradicional e o anti formiga, podem ser usados por cães de todos os portes e raças. Isso é possível porque eles são fabricados em quatro tamanhos diferentes

Os comedouros tradicionais de 300ml são ideais para os cães menores. Já os de 600ml podem ser usados por cachorros médios. Você também pode escolher os modelos de 1000ml e de 1900ml para os de grande porte.

Já os comedouros anti formiga possuem capacidade de 350ml, 550ml, 1000ml e 1900ml. Assim, você pode escolher o que atende às necessidades do seu cão. 

Cachorros de grande porte devem utilizar comedouros mais altos e com maior capacidade.

Material

O último ponto para observar na hora de escolher o melhor comedouro para cachorro é o material. 

Alguns cães podem ter alergia ao material do pote de ração. Por isso, é importante escolher o comedouro produzido em material que garanta a saúde do seu melhor amigo. 

Pensando nisso, os comedouros da Astra e o bebedouro para cães de pelos longos, são fabricados em plástico atóxico, o que evita que seu cachorro tenha problemas de saúde causados por sua composição.

Cuidados com o comedouro para cachorro

Após escolher o melhor comedouro para o seu melhor amigo de quatro patas, você deve tomar alguns cuidados para garantir que seu cão se alimente sempre da melhor forma. 

Posicionar o pote de ração em um local arejado e longe do sol é uma atitude essencial. Assim, o momento de alimentação do seu pet fica mais agradável.

Além disso, os potes de ração e água devem ficar em um local longe do sanitário do cachorro. Isso é recomendado porque os cães podem não querer se alimentar se as duas áreas ficarem próximas. 

Área destinada ao sanitário do cachorro deve ficar afastada do local de alimentação dos pets.

Outra prática fundamental para garantir a boa alimentação e saúde do seu cão é sempre higienizar os comedouros.

Para limpar os potes de ração de plástico o ideal é utilizar detergente neutro, água quente e uma esponja. Dessa forma você consegue eliminar toda a sujeira e a gordura do pote de ração. 

Ao escolher o melhor comedouro para cachorro e tomar esses cuidados, você contribui com a boa alimentação e saúde do seu amigo cãozinho.

Já sabe qual comedouro escolher? Conheça todos os produtos da nossa linha destinada aos pets