Videoconferência é alternativa para manter a rotina de treinos do grupo

O Coral Astra deu início, no mês de abril, aos ensaios do grupo por meio de videoconferência. A iniciativa surgiu após recomendação feita por órgãos voltados à saúde para que houvesse o adiamento de qualquer tipo de evento musical, a fim de reforçar o distanciamento social e evitar a disseminação do novo coronavírus.

Segundo Vastí Atique, regente do Coral Astra, o grupo está se reinventando. “Logo que iniciou a quarentena, procurei ferramentas que pudéssemos usar durante o ensaio. Pesquisei muito, mas ainda não existe nenhuma que não tenha latência de som. Mesmo assim resolvi experimentar e adaptar o ensaio”, conta Vastí.

A regente Vastí Atique (canto superior esquerdo) e alguns dos membros do Coral Astra durante ensaio.

Para Lucas Matos, funcionário da Astra e integrante do Coral há 4 anos, a nova rotina de ensaios tem sido desafiadora. “O grupo tem recebido suporte por parte da regência, que tem nos ajudado com as adequações necessárias para que seja possível fazer o treino vocal. Com isso, fica mais fácil cantar e ensaiar em casa”, comenta.

No ano em que comemora 20 anos de fundação, o Coral Astra preparava um repertório especial quando precisou interromper os ensaios presenciais. “Sinto falta dos ensaios ao lado do grupo, mas neste momento entendo a minha responsabilidade social para amenizar a crise no sistema de saúde”, revela Lucas Matos. No entanto, segundo o coralista, as videoconferências têm proporcionado momentos de descontração e boas risadas. “Quanto mais coisas temos para ocupar a rotina, melhor até mesmo para a nossa a saúde mental. Ajuda a reduzir a ansiedade quando estamos em casa e não sabemos muito bem o que fazer”, completa.

Novidade

Vastí Atique, que também atua como regente do coral Madrigal Vivace de Jundiaí, uniu os coralistas de ambos os grupos para passar as pessoas uma mensagem de paz e esperança em tempos difíceis como este. Com adaptação de Edu Morelenbaum e participação especial do barítono Vinícius Atique e da soprano Tayana Roverso, os membros do Coral Astra e Madrigal Vivace cantaram “A Paz”, do grupo Roupa Nova – uma versão de “Heal The World”, do cantor Michael Jackson.

 

Sobre o Coral Astra

Criado em 1999, o Coral Astra tem como grande diferencial a criatividade na composição de cenas e coreografias que compõem as apresentações. O grupo, que já realizou apresentações na própria empresa e em diversas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, atualmente conta com 20 integrantes, entre colaboradores e dependentes.

Confira mais informações no site: http://www.astra-sa.com.br/pt/coral.asp