Mais de 200 alunos atendidos pelo projeto retomaram as atividades no início de fevereiro

Escolinha de Triathlon alia esporte e educação.
(Foto: Rafael Pereira)

Natação, ciclismo e corrida. O triathlon é composto por essas três modalidades, mas vai muito além disso. O esporte trabalhado sozinho gera frutos, mas, combinado com a educação, pode formar muito além de campeões na modalidade, ele forma campeões para a vida.

É exatamente esta a missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, projeto social que iniciou suas atividades em 2015 em Curitiba no Paraná (PR).

O projeto está no seu quinto ano de existência e oferece a crianças e adolescentes da rede pública de ensino a chance de treinar com professores  especializados e todos os equipamentos necessários para a prática do triathlon.

O esporte e educação andam juntos no projeto, que foi idealizado por Juraci Moreira, atleta olímpico e medalhista pan-americano. O esporte auxilia na disciplina, respeito e organização de todos os alunos independente do nível técnico.

“Podemos afirmar que nestes cinco anos de trabalho, o esporte e estudos estão alinhados. Muitos dos atletas antes de entrar no esporte sentiam algumas dificuldades, mas em uma união do Colégio da Polícia e outros colégios junto com pais, professores e técnicos fazemos um trabalho para visar a melhora tanto no esporte como nos estudos”, disse Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.

Atividades sociais/educacionais

A Escolinha iniciou suas atividades em 2020 na última semana e começa o trabalho em conjunto com as aulas escolares já nesta segunda-feira (03).

A formação para a cidadania e orientação para a prática social estão ligadas ao desenvolvimento dessas crianças e adolescentes que tem entre 8 e 16 anos.

“É uma rotina de treinamento, aulas de reforço e estudos individuais. O esforço é para que tenhamos estudos de aprendizado com excelência, tudo isso na busca por reprovação zero”, completou Ricardo.

A Escolinha conta com, além da sede no Colégio da Polícia Militar do Paraná, outros três núcleos abertos em 2019 em parceria com a prefeitura de Curitiba: Boqueirão, CIC e Oswaldo Cruz, todos em Curitiba.

O projeto já revelou vários triatletas, todos com resultados importantes em competições nacionais e internacionais. O objetivo, além de descobrir novos talentos, é usar o esporte como ferramenta de formação e inclusão social.

Escolinha de Triathlon alia esporte e educação
(Foto: Rafael Pereira)

Formando Campeões

Atualmente, a Escolinha recebe 80 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inseri-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. Outros 120 alunos são atendidos nos núcleos Boqueirão, CIC e Osvaldo Cruz, mantidos pela Prefeitura de Curitiba. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Volvo, Eletrolux, Booking.com, Uninter, Astra, Condor, Banco Safra, Thales, Brose e Horizons.