Jovens farão bateria de treinos e testes no Rio de Janeiro

Quatro integrantes da Escolinha de Triathlon Formando Campeões participarão do Training Camp Desenvolvimento Jovens Talentos, entre os dias 7 e 11 de outubro, no Centro de Treinamento Time Brasil do Comitê Olímpico Brasileiro, no Rio de Janeiro. O evento é direcionado aos atletas da categoria Youth classificados entre os cinco primeiros do ranking brasileiro 2019.

Parceria entre o COB e a Confederação brasileira de triathlon, o camping oferecerá uma bateria de treinos e avaliações. Nascidos entre 2004 e 2005, os atletas se preparam para a transição da categoria Youth para a Júnior, esta considerada a porta de entrada para a elite do esporte.

Representando a Escolinha de Triathlon, estarão Amanda Moro, campeã brasileira Youth, Henrique Mendes e Vinícius Sant’Ana, terceiro e quinto colocados no ranking nacional. O treinador Hélcio Kricky também foi convocado, e integrará a equipe técnica do Training Camp.

“A convocação é um reconhecimento, tanto para mim como para os atletas. Ela consagra os melhores do País, e é muito bom saber que estamos entre os melhores. Encaro como o início de um caminho olímpico, já que os nossos atletas vão ingressar na categoria Júnior. A partir daí, já poderão participar de campeonatos internacionais”, comemora o técnico Hélcio Kricky. “Ainda há muito caminho para percorrer, mas estamos no caminho certo.”

A expectativa é que a semana de treinos no Rio dará indicadores sobre o que pode ser melhorado para que os atletas evoluam. “A transição para a categoria Júnior é difícil. Os atletas já largam junto com a elite e precisam dar uma boa resposta. São quatro anos de trabalho árduo para que eles tenham uma perspectiva melhor lá na frente, quando forem Sub23”, explica Hélcio.

Campeã brasileira Youth

Amanda Moro é um dos destaques da equipe que treinará no Rio de Janeiro. A jovem atleta de São José dos Pinhais conquistou o topo do ranking brasileiro da categoria Youth após uma temporada praticamente impecável. Foram quatro vitórias e uma medalha de prata nas etapas do Campeonato Brasileiro de Triathlon Sprint.

“É muito bom saber que existe esse incentivo. Poder treinar com uma estrutura diferente e mostrar o que às vezes não colocamos em prática na prova, fazer testes específicos e conviver com quem não está muito presente em nosso cotidiano. Essas oportunidades nos ajudam a melhora como atletas e como pessoas, também”, celebra Amanda.

Terceiro do ranking nacional na Youth, Henrique Mendes também destaca a oportunidade de usufruir a estrutura de treinos do COB. “Treinaremos no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk. É o maior do País! Será uma boa oportunidade de mostrar o quão capaz eu sou, e juntamente com o COB avaliar onde eu posso melhorar”, comenta Henrique.

Vinícius Sant’Ana, quinto do ranking, é outra aposta da Escolinha de Triathlon. “O Vinícius tem sido uma grata surpresa para nós. É um garoto dedicado e tem objetivos. Se continuar assim logo será encaminhado para o alto rendimento”, darante Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto paranaense.

Foco na educação como apoio aos novos talentos

Referência na formação das categorias de base do triathlon, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão e educação, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões já rendeu frutos. Gabrielle Lemes e Pedro Boff, do time de alto rendimento do projeto, são destaque em competições internacionais, como a grande final do Mundial de Triathlon 2019, disputado em Lausanne.

Gabrielle garantiu mais uma vez a liderança do ranking brasileiro feminino na categoria Júnior, com Alice Tinelli, companheira de time, em terceiro lugar. Entre os rapazes, Pedro chegou à segunda colocação, e Matheus Martinhaki ficou com a quarta posição.

“Em quatro anos de trabalho conseguimos excelentes posições no ranking. A ideia é melhorar todos os anos, fazendo uma análise do que foi bom e ruim e aprimorar. Esse grupo de atletas conseguiu muitos resultados bons. Entre provas vencemos as dificuldades e melhoramos bastante. Agora é se reprogramar e buscar melhores objetivos ainda”, analisa Ricardo Júnior Cardoso.

Os bons resultados devem servir como exemplo e incentivo para que mais crianças e adolescentes pratiquem o triathlon e tenham o esporte como uma ferramenta de desenvolvimento, dentro e fora das salas de aula. Neste ano, o projeto foi estendido a três novos núcleos, o Centro da Juventude Boqueirão, no bairro Boqueirão, Osvaldo Cruz – Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, no centro da cidade, e o Clube da Gente CIC, no bairro Cidade Industrial Curitiba.

“Quem sabe veremos surgir daí novos talentos. Espero que o projeto torne-se um exemplo para todo o País”, projeta Hélcio Kricky, também treinador nos novos núcleos da Escolinha.

Formando Campeões

Atualmente, a Escolinha recebe 60 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inserí-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. Outros 120 alunos são atendidos nos núcleos Boqueirão, CIC e Osvaldo Cruz, mantidos pela Prefeitura de Curitiba. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. Em quatro anos, o projeto ajudou a desenvolver as categorias de base do esporte no Paraná, e atuou como aliado na inclusão e educação dos jovens talentos.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Eletrolux, Condor, Astra, Tradener, Castelo e Elejor.