Outros 120 alunos da rede pública de ensino serão atendidos pelo projeto paranaense

A garotada de Curitiba ganhou mais uma chance de conhecer e praticar o triathlon, com a mesma estrutura dedicada a atletas profissionais, auxiliando no desenvolvimento dentro e fora das salas de aula. Referência na formação das categorias de base do esporte no Paraná, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões abriu três novos núcleos em Curitiba para atender mais 120 alunos das escolas públicas.

Os núcleos escolhidos foram o Centro da Juventude Boqueirão, no bairro Boqueirão, Osvaldo Cruz – Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, no centro da cidade, e o Clube da Gente CIC, no bairro Cidade Industrial Curitiba. Mantidos pela prefeitura, os três contam com a estrutura necessária para os treinos de triathlon, como piscina e pista para ciclismo e corrida, disponibilizados gratuitamente. Cada um deles atenderá 40 alunos, divididos em duas turmas de acordo com o horário escolar, e terá um professor especializado, mais um coordenador para percorrer todos os locais. As crianças e adolescentes já receberam uniformes e todo o equipamento para a prática das atividades.

“Desde o início do projeto, esse era um dos meus sonhos pessoais, ver núcleos da Escolinha de Triathlon espalhados pelas comunidades de Curitiba. Estou muito feliz de iniciar esses núcleos em três bairros importantes da cidade”, destaca Juraci Moreira, um dos grandes nomes do triathlon nacional, com participação em três Olimpíadas, e idealizador do projeto. A expansão da Escolinha de Triathlon, com a abertura dos novos núcleos, tem um significado especial para Juraci, que fez seus primeiros treinos de corrida no triathlon no núcleo Osvaldo Cruz. “Meus pais moram a duas quadras de lá, e era na praça Osvaldo Cruz que eu corria, lá pelos 13, 14 anos”, conta.

As vagas para os três novos núcleos foram preenchidas em tempo recorde, durante as reuniões com as comunidades envolvidas e escolas da região. A ótima recepção é reflexo do trabalho feito pelo projeto. Em seus quatro anos de existência, com apoio da Prefeitura de Curitiba, da Federação Paranaense de Triathlon e do Colégio da Polícia Militar do Paraná, ajudou a levar ao pódio vários talentos do esporte, caso de Gabrielle Lemes, campeã sul-americana júnior. O objetivo principal, contudo, é o desenvolvimento das crianças e adolescentes como cidadãos. “Tenho certeza de que vamos colher mais frutos para o alto rendimento, mas a intenção é a de proporcionar a prática do esporte aliado aos estudos. Para participar do projeto, é obrigatório ter boas notas na escola”, reforça Juraci Moreira.

Formando Campeões

Atualmente, a Escolinha recebe 60 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inseri-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. Outros 120 alunos são atendidos nos núcleos Boqueirão, CIC e Osvaldo Cruz, mantidos pela Prefeitura de Curitiba. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. Em quatro anos, o projeto ajudou a desenvolver as categorias de base do esporte no Paraná, e atuou como aliado na inclusão e educação dos jovens talentos.

Foto: Divulgação

 

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Eletrolux, Condor, Astra, Tradener, Castelo e Elejor.