Evento contou com a participação dos alunos que obtiveram os melhores resultados, professores das respectivas escolas e da Diretoria de Ensino de Jundiaí

Na sexta-feira, 9 de novembro, foi realizada a cerimônia de premiação da 23ª Olimpíada Estudantil Astra de Matemática. O evento aconteceu no auditório da Unidade 1 da Astra e contou com a participação dos alunos que obtiveram os melhores resultados, além de professores das respectivas escolas e da Diretoria de Ensino de Jundiaí.

Nesta edição, o projeto contou com a participação de 9.432 alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental de 121 escolas públicas e particulares de Jundiaí e região.

A primeira fase aconteceu no mês de junho e consistiu na aplicação de uma prova, com questões de matemática e raciocínio lógico, aplicada pelas próprias escolas. Os dois estudantes com as melhores notas de cada colégio participaram da segunda fase, em outubro, nas dependências do Grêmio Esportivo Astra (GEA). Na ocasião, foi aplicada uma nova avaliação para determinar os vencedores.

Pelo sétimo ano consecutivo, o Colégio Leonardo da Vinci, de Jundiaí, ficou em primeiro lugar entre as escolas particulares. O aluno Gabriel Almeida Reis Santos conquistou a primeira colocação. A E.E. Odilon Leite Ferraz, de Louveira, foi destaque com o estudante Samuel Silva de Souza, que alcançou a melhor nota entre as escolas públicas.

Os estudantes que obtiveram as duas melhores colocações ganharão um notebook e uma impressora cada, assim como suas respectivas escolas. Os estudantes que ficaram do 3° ao 10° lugares serão presenteados com um tablet cada.

Além da premiação e do certificado de participação, o projeto ainda contribui para a entrada dos jovens no mercado de trabalho. Todos os classificados para a segunda fase são convidados a participar do processo seletivo do Grupo Astra.

Atualmente, trabalham nas empresas do grupo cerca de 40 ex-participantes de edições anteriores do projeto.

Histórico da Olimpíada

Promovida desde 1996, a Olimpíada Estudantil Astra de Matemática é realizada pela Astra em parceria com a Diretoria de Ensino da região de Jundiaí. Durante este período já participaram das olimpíadas aproximadamente 166 mil estudantes de escolas públicas (estaduais e municipais) e particulares de Jundiaí e cidades vizinhas, como Itupeva, Louveira, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Itatiba.

Idealizado por Francisco de Assis Oliva, um dos fundadores da Astra, o projeto tem como objetivo estimular o estudo da matemática e incentivar o entrosamento da empresa com as instituições de ensino e a comunidade. Todos os testes são desenvolvidos pela empresa em parceria com consultores externos.

Os primeiros colocados Gabriel Almeida Reis Santos (Colégio Leonardo da Vinci) e Samuel Silva de Souza (EE Odilon Leite Ferraz).