Esporte e estudos andam de mãos dadas no projeto paranaense, referência no desenvolvimento das categorias de base no Paraná

As conquistas nas competições de triathlon se refletem no boletim escolar dos jovens talentos paranaenses. Na Escolinha de Triathlon Formando Campeões, os treinadores, professores de educação física e mestres nas salas de aula são matéria fundamental para fazer do projeto uma referência nacional na formação das categorias de base do esporte.

No Colégio da Polícia Militar do Paraná, sede do projeto, os alunos treinam no contraturno escolar, respeitando sua faixa etária e nível de desenvolvimento, acompanhados pelos professores da Escolinha de Triathlon.

“Os alunos têm pleno conhecimento de que o desempenho nos estudos deve andar junto com o esporte. Eles desenvolvem atividades que ajudam na coordenação motora, aprendem a ter uma alimentação saudável e trabalham com valores fundamentais como respeito, disciplina, trabalho em equipe, superação e, acima de tudo, o sentimento de pertencimento, que é muito importante. Esses valores acabam sendo traduzidos em sala de aula, trazendo resultados positivos”, avalia Jayr Ribeiro Junior, 1° Sargento da Polícia Militar do Paraná e Inspetor de pátio responsável pela orientação de turno no Colégio da Polícia Militar do Paraná.

Desde a sua criação em 2014, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões sempre teve como pilares a educação e o esporte como ferramentas para a formação das crianças e adolescentes, contribuindo para que tornem-se bons cidadãos e sejam vencedores em suas vidas.

“Nós demonstramos que, com disciplina e planejamento, os alunos podem estudar, praticar esportes, ter seus momentos de lazer e descanso de uma forma mais produtiva. Dentro da rotina diária, junto com alguns professores, tentamos ensiná-los a criar hábitos de agendar seus compromissos, elaborar mini-projetos para suas vidas e concluí-los da melhor forma possível. É um trabalho árduo que envolve atletas, familiares, técnicos e professores. Mas o intuito do projeto é dar subsídios para a criança e adolescente buscar seu melhor desenvolvimento como ser humano”, explica Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Tradener, Condor, Grupo Astra e Banco Safra.

(Foto: divulgação/Onboard)