Ações de conscientização contra o câncer de mama são realizadas com o público interno

O carcinoma de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de pele, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para alertar as funcionárias, esposas de funcionárias e familiares, a Astra realiza diversas ações de conscientização em prol da campanha Outubro Rosa. O objetivo é reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O início das ações foi marcado pela distribuição de um laço rosa, símbolo oficial da campanha, que pode ser fixado no crachá ou até mesmo no uniforme dos funcionários. Durante o mês, informativos sobre a saúde da mulher são colocados nos murais das seis unidades da empresa. Já no dia 19/10, todos os funcionários são convidados a participar do “Dia Rosa” e virem com uma peça de roupa no mesmo tom, fazendo alusão à campanha.

Para agitar ainda mais a programação, no dia 20/10 será realizada, no Grêmio Esportivo Astra (GEA), a 5ª edição do “Astra para Mulheres” – evento voltado apenas para funcionárias e convidadas. As participantes serão recebidas com um delicioso café da manhã, seguido de uma palestra sobre câncer de mama e autoexame, além de um bate-papo descontraído sobre relacionamento entre mães e filhos. Atividades estéticas e de bem-estar, como maquiagem, esmaltação de unha, arrumação de cabelo, buço e sobrancelha, massagem e zumba também acontecerão ao longo do encontro.

Astra para Mulheres 2017

Prevenção

O Ministério da Saúde indica o autoexame para identificação de mudanças na mama. Quanto antes for diagnosticado o câncer, maiores são as chances de tratamento e cura.

Ter uma vida saudável é uma das indicações para prevenção do surgimento dessas e outras doenças. Entre outras orientações passadas pelos órgãos de saúde estão a prática regular de atividade física, ter uma alimentação equilibrada, manter um peso adequado, amamentar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.