Meta para 2018 é arrecadar 300 bolsas para a Colsan Jundiaí

No dia 5 de maio, a Astra deu início à sua campanha de doação de sangue. Neste ano, a iniciativa tem como meta arrecadar 300 bolsas de sangue para a Colsan Jundiaí. Realizada há 14 anos, a campanha de 2018 terá duração de três meses, sendo encerrada no final de agosto. A ação é voltada para todos os funcionários da Astra e seus familiares.

A iniciativa, mais uma vez, é realizada em um período estratégico. Segundo a Fundação Pró-Sangue, durante o inverno, o número de doadores reduz em média 30%, fazendo com que os estoques dos bancos de sangue fiquem em estado crítico.

De acordo com João Storarri, gerente de Recursos Humanos da Astra, a campanha de doação de sangue é muito positiva e colabora diretamente com um dos principais bancos de sangue da região, mas as ações realizadas pela empresa não param por aí. “Também desenvolvemos há cerca de 20 anos campanhas sazonais, como a de arrecadação de agasalhos, em vigência desde o dia 2 de maio, e a de brinquedos, realizada durante o mês de setembro, que contribuem com inúmeras instituições”, ressalta Storarri.

Seja um doador

Para ser um doador basta comparecer à Colsan Jundiaí, localizada na Rua XV de Novembro, 1848, Centro, de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30 (exceto feriado), com documento de identidade com foto (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação), ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50kg e estar em boas condições de saúde.

Os candidatos à doação precisam estar bem alimentados, evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas no período de 12 horas anteriores. Aqueles que tomaram a vacina da febre amarela e a vacina da gripe ficam impossibilitados doarem sangue pelo período de 30 dias e 48 horas, respectivamente.

Time do Sangue

Com o intuito de agilizar o processo de doação, a startup Time do Sangue desenvolveu um aplicativo que oferece o serviço de agendamento online para os doadores. Após cadastrar login e senha, os usuários podem escolher a data e o horário para a doação, visualizar os hemocentros da região e verificar os tipos sanguíneos mais necessitados. O app está disponível para download gratuito na App Store e no Google Play.