Projeto conta com o patrocínio da Astra através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Os dias 24 e 25 de março foram marcados por muita emoção para os jovens atletas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. O projeto, que conta com o patrocínio da Astra por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte é referência brasileira na formação e desenvolvimento das categorias de base da modalidade.

No dia 24, Rainer Simas Lopes, um dos alunos do projeto, foi destaque na etapa de Fortaleza da Copa Triathlon Brasil. O jovem triatleta conquistou medalha de ouro na categoria 16 a 17 anos, completando o circuito na distância Sprint (750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida) com a marca de 1h05min4seg. Mesmo com o osso do antebraço trincado, após um acidente de bike na semana anterior, Rainer se superou e alcançou o podium. “Logo na largada, senti as dores e tentei nadar com um só braço, mas estava ficando para trás e decidi usar os dois braços mesmo assim. Recuperei algumas posições na bike e forcei tudo o que podia na corrida”, contou o jovem.

No mesmo dia, outros dois atletas da Escolinha de Triathlon sentiram o gosto da vitória. Os irmãos Miguel e João Vitor Mazorca disputaram a etapa de Guaratuba do Insano Tri Series, no Paraná. Miguel foi o campeão da categoria 10 a 12 anos, enquanto João Vitor ficou com o bronze na categoria Open Livre, disputada na distância de 400 m de natação, 10 km de bike e 2,5 km de corrida.

Já no dia 25 de março, Fernanda Nardino e Cauã Diniz mostraram resistência e preparo durante as provas distância Sprint, com 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. Fernanda ficou com o terceiro lugar geral da competição e Cauã faturou o ouro na categoria 14 a 15 anos.

Desafio para pais e filhos

O domingo ainda reservou uma disputa especial para os alunos do projeto. Os jovens talentos tiveram a oportunidade de disputar ao lado dos pais a 1ª Corrida Patrulha Escolar do Circuito PMPR. O objetivo era aproximar ainda mais os pais da rotina de treinos e competições dos filhos e incentivá-los a praticar um esporte. O evento teve disputas de 400 a 1000 m para a categoria kids, na pista de mountain bike onde a Escolinha treina, e de 5 km para a categoria de 11 a 12 anos.

Atualmente, a Escolinha recebe 50 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inserí-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. As atividades respeitam a grade escolar e faixa etária de cada atleta mirim.

Rainer Lopes, campeão da Copa Triathlon Brasil em Fortaleza

Miguel e João Vitor Mazorca

Fernanda Nardino e Cauã Diniz

Pais e filhos na corrida
(Fotos: Divulgação)