Em sua 22ª edição, o projeto recebeu mais de 9.600 inscrições

Após duas etapas, 127 escolas públicas e particulares participantes e 9.673 alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental inscritos, chega ao fim a 22ª edição da Olimpíada Estudantil Astra de Matemática.

Da esquerda para a direita: Karolina Oliveira, Maurício Moura e Gabriela Mininel.

Realizada no mês de junho, a primeira fase consistiu na aplicação de uma prova, com questões de matemática e raciocínio lógico, aplicada pelas próprias escolas. Na segunda fase, realizada em outubro nas dependências do Grêmio Esportivo Astra (GEA), foi feita mais uma avaliação para determinar os vencedores. Todos os testes foram desenvolvidos pela empresa em parceria com consultores externos.

Pelo quinto ano consecutivo, o Colégio Leonardo da Vinci, de Jundiaí, faturou o primeiro lugar entre as escolas particulares. A estudante Gabriela Mininel de Medeiros ficou na primeira colocação, seguida do jovem Mateus Eduardo Campos da Silva, da mesma escola.

Entre as escolas públicas, um empate: os alunos Maurício Moura Costa, da E.E. Dom Joaquim Justino Carreira, de Jundiaí, e Karolina Oliveira, da EMEB Profª Sônia Rita Penteado Aguiar Santos, de Itatiba, conseguiram a mesma nota e faturaram a primeira posição.

Os estudantes que obtiveram as duas melhores colocações ganharão um notebook e uma impressora cada; as respectivas escolas receberão um computador e uma impressora. Os estudantes que ficaram no 3° e 4° lugares serão presenteados com um tablet, enquanto os classificados do 5° ao 10° lugares serão premiados com uma calculadora científica cada.

Além da premiação e do certificado de participação, o projeto ainda contribui para a entrada dos jovens no mercado de trabalho. Todos os classificados para a segunda fase, são convidados a participar do processo seletivo do Grupo Astra.

Atualmente, trabalham nas empresas do grupo cerca de 42 ex-participantes de diversas edições do projeto.

Histórico da Olimpíada

Promovida desde 1996, a Olimpíada Estudantil Astra de Matemática é realizada pela Astra em parceria com a Diretoria de Ensino da região de Jundiaí. Durante este período já participaram das olimpíadas aproximadamente 157 mil estudantes de escolas públicas (estaduais e municipais) e particulares de Jundiaí e cidades vizinhas, como Itupeva, Louveira, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Itatiba.

Idealizado por Francisco de Assis Oliva, um dos fundadores da Astra, o projeto tem como objetivo estimular o estudo da matemática e incentivar o entrosamento da empresa com as instituições de ensino e a comunidade.