fbpx

Tipos de chuveiro: veja qual é o ideal para sua casa

Tensão, pressão e potência devem ser consideradas na hora de escolher o produto

Está reformando e se deparou com diversos tipos de chuveiro disponíveis no mercado? Cada um desses modelos atende a necessidades específicas de cada casa ou apartamento.

É possível encontrar chuveiros mais simples, com mais controle de temperatura, com pressurizador, chuveiros eletrônicos e até mesmo painéis de banho, que são cada vez mais utilizados em projetos arquitetônicos. 

No entanto, antes de comprar o chuveiro mais caro, maior ou mais bonito, é preciso verificar se as características do modelo são equivalentes às especificações da sua casa.

E como comprar o tipo de chuveiro ideal? 

Confira a seguir algumas dicas para escolher o modelo de chuveiro mais adequado para sua casa. 

Qual é a diferença entre chuveiros e duchas?

Foi comprar um chuveiro e na hora de escolher um modelo, se deparou com o termo ducha e ficou em dúvida sobre a diferença entre os dois produtos?  

Normalmente, as duas palavras são utilizadas para definir o mesmo produto. No entanto, há diferença entre a definição de ducha e chuveiro.

As duchas elétricas são as mais comuns nas casas. Elas possuem aquecimento próprio, a partir da resistência e a pressão depende da coluna de água da casa.

Já os chuveiros são os produtos que não possuem aquecimento próprio. Eles dependem do aquecimento a gás ou a partir de energia solar, por exemplo. 

Por não precisarem da energia elétrica, esses produtos são bastante utilizados para a área da piscina

No entanto, o termo chuveiro é o mais utilizado para se referir às duchas elétricas. 

Um dos tipos de chuveiro que são os mais recomendados para as áreas de piscina são os chuveiros frios, pois não precisam da energia elétrica.

Qual chuveiro é o mais econômico? 

Os chuveiros com menor potência esquentam menos. Por isso, eles são os que proporcionam maior economia de energia

Se você optar por comprar chuveiros mais simples, com potência de 5500W, a economia no consumo de energia será maior que de um chuveiro de 7500W, por exemplo.

Além disso, os chuveiros elétricos economizam mais água do que os com aquecimento a gás ou solar, pois esquentam logo, sem a necessidade de deixar o registro aberto até encontrar a temperatura desejada.

Já os chuveiros com aquecimento a gás ou solar economizam mais energia do que os modelos elétricos. No entanto, é necessário gastar com a instalação do sistema de aquecimento alternativo.

O chuveiro elétrico com três temperaturas é o modelo mais econômico.

Como escolher os tipos de chuveiro ideais?

Na hora de escolher os tipos de chuveiro que deseja comprar, é importante checar qual é a tensão da instalação da sua casa

Em geral, em cidades mais frias, a tensão dos chuveiros costuma ser de 220V. Nas regiões muito quentes, a instalação dos chuveiros é de 127V.

Isso porque, a voltagem maior permite a instalação de chuveiros com maior potência e que, assim, esquentam mais a água.

Casas em que a tensão é 220V costumam ter todos os pontos com essa voltagem, inclusive nos banheiros. No entanto, quando a casa é 127V, é possível que a instalação do chuveiro seja pensada para uma tensão maior, dependendo de como foi feita a parte elétrica.

Para confirmar isso, é importante olhar no relógio de energia ou na conta, que indicam mais precisamente quais são as voltagens instaladas.

Outro ponto para se atentar na hora de escolher os tipos de chuveiro ideais é a potência dos modelos.

Para os chuveiros com potência menor, como o de 5500W, o consumo de energia será mais baixo. 

Já ao instalar chuveiros mais potentes, o gasto será maior e pode ser que a fiação de casas mais antigas não aguentem e precisem ser trocadas. 

É muito importante que a fiação do banheiro suporte a corrente do modelo instalado. 

Outro ponto importante antes de comprar um chuveiro, é checar se a corrente do modelo é equivalente ao disjuntor da sua casa. Caso a fiação não comporte, pode haver uma sobrecarga do circuito e há o perigo de incêndio.

Se o modelo possui 40A e o disjuntor 20A, por exemplo, a probabilidade da energia desligar durante o banho é grande.

Antes de comprar um chuveiro, cheque a amperagem do disjuntor da casa, no quadro de energia, para não correr o risco dele desarmar na hora do banho.

Além desses pontos, a pressão da água do cano do chuveiro é outra característica importante para se atentar na hora de comprar um modelo. 

Em geral, quanto maior é a altura entre a instalação hidráulica do chuveiro e a caixa d’água, maior será a pressão. 

Por isso, instalações que recebem água da rua costumam possuir mais pressão. Quando a pressão é pouca, a vazão da água do chuveiro também é afetada.

Sabe quando parece que os furinhos do chuveiro estão entupidos, porque está saindo pouca água e esquentando bastante? Esse é um problema que pode ser causado pela falta de pressão.

Para esses casos, o indicado é utilizar modelos que já possuem pressurizador

Quais são os tipos de chuveiro disponíveis no mercado?

Chuveiro elétrico

O chuveiro elétrico é o tipo de chuveiro mais simples disponível no mercado.

Em geral, ele possui três temperaturas: quente, morno e frio e, normalmente, é o que tem a potência mais baixa.

Também é possível encontrar chuveiros elétricos com quatro temperaturas: quente intermediária 1, intermediária 2 e fria. Nossos modelos de chuveiros elétricos 4T variam entre 5500W até 7500W.

Ele também é um dos tipos de chuveiro ideais para quem deseja economizar mais energia.

No entanto, um ponto negativo é que o usuário precisa desligá-lo para mudar a temperatura, para evitar que a resistência queime.  

Mesmo assim, esse é o modelo mais comum de se encontrar nas casas. 

Chuveiro com quatro temperaturas é um dos tipos de chuveiro elétrico com mais potência. 

Chuveiro eletrônico

Os chuveiros eletrônicos são os que possuem diversas temperaturas, que podem ser alteradas de forma gradual. 

E diferente dos modelos elétricos, não é necessário desligá-los para controlar o calor da água. 

O ponto positivo dos chuveiros eletrônicos é que eles permitem mais nuances de temperatura, sendo possível regular até o ponto que seja mais agradável para você na hora do banho.

Os chuveiros eletrônicos possuem potência mínima de 7500w. Por conta disso, eles consomem mais energia elétrica quando utilizados na temperatura mais quente, que utiliza a potência máxima.

Chuveiro com pressurizador

Os tipos de chuveiro com pressurizador são muito indicados para locais com pouca pressão no jato de água, como casas térreas, sobrados ou apartamentos localizados muito perto das caixas d’água. 

Quanto mais próximo o chuveiro estiver da caixa, menor será a pressão da água e, para quem deseja um jato mais forte, o ideal é comprar um chuveiro com pressurizador.

Em geral, esses modelos possuem espalhadores maiores, ou seja, a parte que libera a água do chuveiro com pressurizador é maior do que a dos chuveiros comuns. 

Chuveiro a gás

Um dos tipos de chuveiro mais comuns em apartamentos, é o com aquecimento a gás

Esse é o modelo ideal para quem deseja economia de energia e banhos bem mais quentes do que os chuveiros elétricos e eletrônicos proporcionam.

No entanto, o custo de instalação da tubulação e do sistema de aquecimento é bem alto e pode ser um ponto negativo ao escolher esse tipo de chuveiro. 

Para quem deseja economia de água, esse modelo pode não ser o mais indicado. 

Em aquecedores a gás mecânicos, a água do chuveiro demora mais tempo para esquentar e para regular a temperatura, é necessário deixar o chuveiro aberto por mais tempo.

Caso queira investir nesse tipo de chuveiro e não quer aumentar seu consumo de água, recomendamos um modelo de aquecedor digital, em que é possível ajustar a temperatura antes de ligar.

Chuveiro híbrido

O chuveiro híbrido é o tipo ideal para quem deseja escolher quando utilizar a energia solar ou a energia elétrica para tomar banho. 

Esse modelo é a solução para quem possui um sistema de energia solar instalado em casa, mas que não gosta de utilizá-lo em dias mais frios, pois a água não esquenta o suficiente. 

Com ele, o usuário economiza mais energia elétrica, pois só a utiliza quando a água realmente não esquenta no aquecimento solar.

Escolheu quais tipos de chuveiro são os mais adequados para sua casa, mas ainda não sabe qual modelo comprar? Conheça nossas linhas de chuveiros