Separe os resíduos em casa e ajude o planeta

Criar o hábito de separar os resíduos em casa é mais fácil do que se pensa. Em primeiro lugar, é importante saber qual dia da semana o caminhão que recolhe os reciclados passa em seu bairro. Se a sua cidade não tem coleta seletiva, procure identificar cooperativas ou outros locais que recebem o material para reciclagem. Depois, converse com sua família sobre a nova rotina e fiscalize os lixos para checar se está tudo em seu devido lugar.

Na hora de fazer a separação, os maiores aliados são os cestos encontrados nas cores que representam cada tipo de material. A princípio, dois cestos já bastam. Em um deles você pode colocar o lixo orgânico (restos de comida, por exemplo), e no outro os materiais que podem ser reciclados, como plásticos, papéis, metais e vidros. Esses resíduos, quando descartados de forma correta, reduzem a quantidade de lixo que vai parar nos aterros sanitários e incentiva o reuso para a fabricação de novos produtos.

Entretanto, você pode separar ainda mais o material reciclável, colocando cada resíduo no cesto indicado pela cor. A Astra fabrica um Cesto Multiuso em duas versões – 60 ou 100 litros – nas cores ideais para você praticar a reciclagem em casa. Além disso, o produto tem a superfície lisa e possui alças e pegas para facilitar o manuseio.

Saiba o que descartar em cada cesto:

Vermelho (plástico): garrafas de refrigerante, embalagens de xampu e cremes, embalagens de comida etc.

Azul (papel): folhas de caderno, papelão, embalagens de papel etc.

Verde (vidro): garrafas de cerveja e refrigerante, potes, copos, pratos ou louças de vidro que precisam ser descartadas etc.

Amarelo (metal): latas em geral, papel alumínio, embalagens etc.

blog-separacao-materiais

O material não reciclável pode ser colocado em uma lixeira convencional ou na cor cinza.

A coleta seletiva é só o começo, mas já faz uma grande diferença. Há muito o que se fazer para garantir que as futuras gerações tenham recursos suficientes para viver bem, como o uso inteligente de água e energia elétrica, e o descarte correto de óleo de cozinha, por exemplo. Faça a sua parte e colabore com o planeta!