Quarto montessoriano: como organizar espaço para criança

Autonomia dos pequenos é prioridade nesse modelo de dormitório

O quarto montessoriano está ganhando cada vez mais espaço nos projetos de dormitórios infantis. 

Pensado no aprendizado e na autonomia das crianças, o quarto montessoriano possui elementos como a cama no chão, armários e prateleiras na altura dos pequenos e área para as brincadeiras. 

Esse modelo de arquitetura pode ser adotado para os dormitórios infantis desde o nascimento do bebê, acompanhando o crescimento da criança. 

No entanto, para os pais um pouco receosos que não querem adotar o projeto montessoriano desde que o bebê nascer, o quarto pode ser montado ainda na primeira infância.

Conheça a seguir o que é quarto montessoriano e como deixar o dormitório das crianças mais funcional.

O que é o quarto montessoriano

O quarto montessoriano é um dormitório pensado para ser funcional para a criança. Com isso, todo o espaço proporciona atividades que desenvolvem a autonomia dos pequenos. 

Diferente dos antigos quartos infantis, com camas altas, prateleiras inalcançáveis e armários com altura normal, pensado nos adultos, o quarto montessoriano possui móveis para o tamanho dos pequenos.

Esse modelo de quarto é baseado no método de educação da pedagoga italiana Maria Montessori. Nele, as crianças são incentivadas a aprender através do toque das mãos. 

Por isso as atividades sensoriais são tão incentivadas na educação montessoriana e são exploradas no quarto de criança.

Características do quarto montessoriano 

Para os pequenos terem o melhor desenvolvimento, o quarto montessoriano costuma ser bem clean, com cores agradáveis e mais claras, como creme, azul, rosa e amarelo em tons pastel. 

Além disso, o quarto de criança no estilo montessoriano costuma ter apenas os móveis e brinquedos essenciais, para que ela não se disperse, desenvolvendo sua aprendizagem da melhor maneira. 

Dentre os móveis presentes no projeto do quarto montessoriano estão as camas mais baixas e até mesmo rentes ao chão, o guarda-roupa, prateleiras com livros e alguns brinquedos posicionados em uma altura que o pequeno possa pegar sozinho.

A posição e a altura desses móveis são essenciais para que a criança consiga realizar atividades sozinha e comece a desenvolver a autonomia. Seja para deitar na cama quando estiver com sono ou para brincar desacompanhada.

Com os objetos corretos e dispostos da maneira adequada, os pais garantem a segurança e o desenvolvimento dos pequenos no quarto montessoriano.

Prateleiras, estante, cesto de brinquedos e bacias plásticas são utilizados no quarto montessoriano para organizar o espaço e torná-lo mais funcional para as crianças.

Vantagens de montar um quarto montessoriano

O principal motivo para os pais escolherem o quarto montessoriano é proporcionar autonomia para a criança desde a primeira infância.

Com as atividades e os móveis pensados para seu desenvolvimento, ela consegue se reconhecer e ir criando uma independência que será boa para toda sua vida. 

Alguns pais que optam pelo quarto montessoriano percebem que, em pouco tempo, os pequenos já conseguem tomar decisões sozinhos para o dia a dia, como escolher a roupa que deseja vestir.

Isso é muito importante para formar adultos capazes de decidir com facilidade e que não têm medo de se posicionar. 

Além desses pontos, o quarto montessoriano proporciona o desenvolvimento motor desde a primeira infância. As atividades lúdicas que ficam dispostas no ambiente estimulam alguns movimentos e a criatividade da criança. 

Como ter um quarto montessoriano

Para adotar o projeto montessoriano no quarto de criança, primeiro é necessário levar em consideração a sua idade. A partir disso, os itens que devem ou não ser adotados no dormitório são definidos.

Em um quarto montessoriano para bebê, por exemplo, os móveis não serão iguais ao de uma criança de cinco anos. 

Quarto para o bebê

Nos projetos de quarto de bebê com elementos montessorianos, é comum ver a caminha no chão, com almofadas protetoras, no lugar do berço. 

No entanto, os pais mais receosos podem optar pelo berço nos primeiros meses de vida da criança e substituí-lo pela cama montessoriana quando o bebê estiver maior.

Além disso, como a criança ainda é muito nova, não há necessidade de deixar muitas atividades dispostas na sua altura.

Conforme a criança vai crescendo, o quarto deve ir sendo adaptado para que o aprendizado seja constante.

Também é interessante ter um tapete grande ou carpete. Isso permite que a criança fique bastante no chão, brincando sentada e engatinhando por todo o espaço.

Quarto para crianças na primeira infância

Já para os dormitórios de crianças um pouco maiores, a partir de dois anos, mais móveis do quarto montessoriano devem ficar dispostos em sua altura, para estimular a autonomia. 

Os brinquedos e livros dos pequenos passam a ficar em locais que eles conseguem pegar sem a ajuda de um adulto. Uma boa opção para isso é utilizar prateleiras que deixam os objetos visíveis e em seu alcance.

As prateleiras da Astra, por exemplo, suportam até 25 kg e são fixadas na parede com parafusos e buchas. Assim, ao utilizá-las no quarto montessoriano, a criança pode pegar seus brinquedos com segurança.

Prateleiras na altura das crianças é uma das características do quarto montessoriano.

A ideia do quarto montessoriano é que os pais sempre façam um rodízio dos brinquedos disponíveis no quarto. 

Para facilitar a organização dos objetos, uma dica é utilizar um cesto grande para armazenar aqueles que não são utilizados no dia a dia.

O roupeiro telado da Astra possui capacidade de 45 litros, o que permite guardar vários brinquedos dos pequenos. Um diferencial desse produto é que ele possui um cesto menor, de nove litros, que pode ser removido. 

Esse cesto pequeno pode ser utilizado para deixar alguns brinquedos ao alcance das crianças no quarto.

Outro item comum no quarto montessoriano são as araras de roupa em uma altura que a criança consiga escolher sozinha o que vestir . 

A ideia é que apenas algumas peças fiquem dispostas nas araras e que os pais revezem o que é colocado nelas. Para complementar a escolha, alguns sapatos também podem ser organizados próximos às roupas. 

Para incentivar ainda mais a independência das crianças, alguns itens podem ficar guardados em organizadores de plástico, iguais aos que são utilizados para armazenar os talheres na gaveta da cozinha.

Nesse caso, os lápis, lacinhos de cabelo de fácil manuseio podem ser guardados nos nossos organizadores com tampa ou com gaveta extensível, por exemplo.

Organizadores com ou sem tampa auxiliam na organização dos objetos das crianças.

Atividades sensoriais no quarto

As atividades sensoriais são essenciais para o método montessoriano de educação, pois incentivam as crianças a realizarem práticas manuais, o que promove o desenvolvimento motor. 

Para ajudar nesse desenvolvimento e estimular a autonomia da criança, essas atividades sensoriais devem ficar expostas no quarto montessoriano. Assim as crianças maiores podem escolher o horário que querem brincar.

Uma ideia interessante para deixar essas atividades montadas no quarto, é utilizar estantes, prateleiras e até mesmo nichos na altura das crianças. 

As bacias plásticas também podem ser utilizadas para atividades sensoriais realizadas ao ar livre, com uso de água. É importante lembrar que um adulto deve estar sempre por perto para orientar a criança nesses momentos.

A linha de utilidades domésticas da Astra possui bacias plásticas com capacidade de 25 litros. Com esse tamanho, é possível enchê-las com água e colocar alguns brinquedos diferentes para a criança  brincar. 

Para estimular o desenvolvimento motor dos pequenos, os pais podem entregar uma peneira à criança e incentivá-la a retirar os brinquedos da bacia.

As bacias plásticas têm muitas funcionalidades para explorar no quarto montessoriano. 
É possível utilizá-las para organizar os brinquedos e até mesmo realizar atividades sensoriais.

Outro item que pode ser utilizado para atividades sensoriais são os cestos multiuso da Astra. Os pais podem colocar alguns objetos pequenos em um desses cestos e incentivar os pequenos a transferi-los para o outro.

Com capacidade de seis litros e 25 centímetros de altura, o nosso cesto multiuso é ideal nas atividades do dia a dia para criar autonomia e ajudar o desenvolvimento motor das crianças.

Gostou da ideia do quarto montessoriano? Conheça nossa linha completa de produtos infantis!