Qual a hora certa de trocar o sifão?

 A função de um sifão é levar a água da pia para o encanamento do esgoto. A peça cria uma barragem que protege contra o retorno de insetos e mau cheiro para a válvula da pia. Essa barragem, chamada de sifonagem (vem daí o nome do produto), é garantida pelo copo acoplado à peça ou pela curvatura feita pelo tubo. Clique aqui e veja a matéria completa sobre “Para que serve um sifão?”.

Para que a função de um sifão seja preservada – e não haja dores de cabeça com maus cheiros, entupimentos ou vazamentos – é necessário trocar regularmente esta peça. Especialistas da Astra recomendam a troca do produto aproximadamente de 3 a 5 anos de uso e as vedações a cada um ano. Porém tudo vai depender do estado de conservação e do tipo de rejeito que passa pela peça.

Por isso, observe em sua casa –  nas pias da cozinha, lavanderia, banheiro ou lavabo – os seguintes sinais, que demonstram a necessidade da troca do sifão:

 

1) Vazamentos

Este é o sinal mais clássico. Quando há vazamentos identificados no sifão, provavelmente a peça está mal instalada (vedada) ou com fissuras. Troque imediatamente para evitar desperdício de água e de dinheiro.

2) Entupimentos

Com o tempo, o sifão acumula resíduos de alimentos e crostas de gordura em seu interior, dificultando o fluxo de água e provocando entupimentos. Quando isso acontece, pode ser feita a limpeza ou a substituição da peça, caso já esteja desgastada.

3) Mau cheiro

Quando o mau cheiro aparece é sinal de que o sifão precisa ser limpo ou trocado.

No caso de substituição do sifão, existem diversos tipos disponíveis, sendo eles: sanfonado, rígidos com copo, com tubo sanfonado, flexíveis, articulados, duplos e triplos.

Para conhecer e saber mais sobre as características de cada modelo de sifão e qual é o mais indicado para você, clique aqui.

A Astra possui inúmeros tipos de sifões que podem ser a solução para sua casa. Conheça.