Qual a diferença entre ducha e chuveiro?

O ideal é escolher de acordo com a estrutura do imóvel

Popularmente, o que as pessoas chamam de chuveiro, na verdade é ducha. Para muitos, o que importa mesmo é o relaxamento proporcionado por ambos. Porém, as diferenças existem e a escolha do modelo ideal depende da estrutura do imóvel. Confira:

As duchas elétricas possuem sistema de aquecimento com resistência. A vazão depende da pressão da água da casa; quanto mais pressão, mais vazão. Em duchas de crivo grande, a pressão da casa pode ser insuficiente para gerar vazão de água quente. Se a vazão estiver muito alta, não há tempo para troca de calor da resistência com a água, por isso para a água esquentar mais no inverno, costuma-se abrir pouco o registro.

Já os chuveiros somente espalham a água, na mesma temperatura em que ela entra na peça, pois não possuem sistema de aquecimento. São instalados em banheiros de imóveis com sistema de aquecimento central (solar ou a gás) e em áreas externas, como próximos às piscinas, que não requerem água quente.

Para os chuveiros, a vazão depende da pressão da água do imóvel e do tamanho do crivo do chuveiro. Crivos grandes, aliados a pressões baixas, geram vazão baixa; crivos menores, com dispersão boa de água, e pressões altas geram vazão alta. Só é possível controlar a vazão de água que passa no chuveiro regulando-se a abertura do registro.

É possível diferenciar os dois produtos visualmente!

Duchas elétricas são mais robustas (“gordinhas”) que os chuveiros. Na maioria das vezes são produzidas em plástico branco e possuem uma chave seletora de temperatura. Os chuveiros são mais compactos (“magrinhos”), pois não possuem um sistema de aquecimento internamente. Usualmente, são produzidos em metal ou plástico cromado e não possuem chave seletora de temperatura e esta é controlada no aquecedor central ou pela vazão de água, via registro. Para áreas externas, existem as opções de plástico na cor branca também.

Economia

As duchas são mais econômicas no consumo de água, pois a água já sai quentinha, assim que o registro é aberto. Contudo, gastam mais energia elétrica. Já os chuveiros gastam mais água e costumam economizar mais energia.

 

Gostou? Clique aqui e confira a linha completa de Duchas e Chuveiros Astra.