fbpx

Qual a diferença entre cadeira e banco de banho?

Ambos são promovem acessibilidade no momento do banho

Em um banheiro para pessoas com algum tipo de mobilidade reduzida, seja ela temporária ou permanente, cada detalhe faz toda a diferença. Por isso, esse cômodo deve ser pensado e estruturado com cuidado para promover total segurança ao usuário.

Já que os banheiros são locais propícios para acidentes por conta das superfícies escorregadias, optar por uma cadeira ou banco de banho pode ser a solução para evitar quedas.

Esses itens são produzidos pensando nas pessoas que possuem dificuldades em se locomover e tomar banho em pé, garantindo mais tranquilidade e autoconfiança. São adequados para áreas secas e molhadas.

Confira a diferença entre os modelos das cadeiras e bancos da Astra e descubra qual se encaixa melhor a sua necessidade:

 

Cadeira de banho: muito parecida com as cadeiras comuns, é ideal para o banho, já que não se deteriora ao molhar. Possui encosto e assento antideslizante, borrachas nos pés (garantindo que a cadeira se mantenha fixa no chão o tempo todo), além da altura regulável. Ainda, conta com orifícios de drenagem no assento que evitam o acúmulo de água. As cadeiras de banho Astra estão disponíveis nas versões com abertura frontal ou com descanso para braços e suportam até 150 kg.

Já os bancos de banho possuem duas versões:

 

 

Banco para banho: semelhante a uma banqueta, esse item suporta até 100 kg, possui assento anatômico e antiderrapante e não oxida, por conta de sua estrutura de alumínio. Conta também com orifício de drenagem de água no assento e borrachas nos pés. Além da altura regulável, esses banquinhos são mais compactos, portanto cabem em banheiros menores.

 

 

Banco retrátil para banho: é uma opção prática para banheiros acessíveis, pois devido a sua articulação pode ser dobrado enquanto não está em uso, possibilitando otimizar o espaço (ideal para lugares pequenos). Além do banheiro, pode ser instalado em closets e outros ambientes como apoio na hora de colocar os sapatos, por exemplo. Suporta até 130 kg.

Com o produto certo o banheiro se torna um ambiente menos desafiador para quem tem mobilidade reduzida.

Vale lembrar!

Para uso seguro do item, sente-se sempre devagar, com cuidado e atenção. Evite movimentos bruscos e de impacto e nunca utilize o produto como escada. O uso incorreto pode causar acidentes.

#FicaaDica

Todo cuidado é pouco! Então, não importa se você optou por adquirir uma cadeira de banho ou um banco de banho, junto a esses itens vale instalar também na sua área de banho barras de apoio, que promovem mais segurança no momento do usuário se apoiar para levantar ou abaixar, evitando possíveis acidentes.

Importante:

A linha de acessibilidade da Astra é voltada para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida (permanente ou temporária), em pós-operatório, com nanismo, crianças, idosos, gestantes e obesos que buscam conforto, segurança e autonomia. Os produtos são focados em ambientes residenciais. Para ambientes públicos ou privados de uso comum, é preciso que o projeto atenda os requisitos da norma ABNT NBR 9050:2015. Cabe a cada usuário avaliar a sua necessidade para identificar os produtos Astra mais adequados ao seu caso, analisando as especificações técnicas dos itens e buscando orientação profissional, se for preciso.

Confira também:

5 dicas para proporcionar melhor acessibilidade em ambientes

O que é um assento elevado?

Os tipos de acabamentos das barras de apoio

Não se esqueça de dar uma olhada nessa dica de montagem de um banheiro acessível:

Conheça mais sobre a linha de acessibilidade da Astra clicando aqui.