Pra que serve um dispositivo DR?

Segurança na rede elétrica da sua casa

O dispositivo DR é responsável pela proteção contra os efeitos do choque elétrico por contato direto ou indireto, garantindo segurança para os usuários e mais vida útil aos equipamentos eletrodomésticos da casa. Este dispositivo deve ser instalado no sistema elétrico em conjunto com os disjuntores comuns.

Além disso, o Dispositivo Diferencial Residual, mais conhecido como Dispositivo DR, identifica pequenas fugas de correntes elétricas em menor tempo, as quais os disjuntores comuns não conseguem identificar.

O uso do dispositivo DR é obrigatório

O dispositivo DR é obrigatório, de acordo a norma da ABNT NBR 5410, desde 1997, em casos como:

  • Em circuitos que sirvam a pontos de uso, que estão em locais que tenham banheira ou chuveiro.
  • Em circuitos que alimentam tomadas que estão em áreas externas a uma edificação.
  • Nos circuitos de tomadas de corrente situados em áreas internas que possam vir a alimentar equipamentos no exterior.
  • Nos circuitos que, em locais de habitação ou edificações não residenciais, sirvam a pontos de utilização situados em cozinhas, copas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e demais dependências internas molhadas, em uso normal ou sujeitas a lavagens.

 

É importante saber que o dispositivo DR poderá ser usado por ponto, por grupo de circuitos e por circuito. A exigência de proteção adicional por meio deste tipo de dispositivo com alta sensibilidade se aplica nas tomadas de corrente nominal com até 32A. Informe-se melhor em caso de dúvidas e proteja-se!