Por que ter tapete de entrada em casa? Veja alguns motivos

Item contribui para a decoração e limpeza da residência

Ter um tapete de entrada na porta de casa ou do apartamento é muito comum, mas você sabe por quê?

Esse é um daqueles itens que unem o útil ao agradável. Além de decorar a porta de entrada, os tapetes trazem diversos benefícios para o dia a dia.

Uma das principais vantagens de ter um tapete de porta é que ele ajuda a manter a limpeza do piso interno da casa. Como esse é um item utilizado para limpar a sola dos sapatos assim que você chega, a sujeira que vem da rua fica retida no tapete.

E você sabe como escolher o modelo que atende às suas necessidades?

Antes de comprar um tapete de entrada é interessante se atentar a alguns detalhes,  como o tamanho, material e se ele é fácil de lavar.  

Confira a seguir os motivos para ter um tapete de entrada e algumas dicas que vão te ajudar a escolher o ideal para sua casa.

Retém a sujeira

Você já parou para pensar na quantidade de sujeira que os nossos sapatos acumulam diariamente? Na maioria das vezes nem percebemos que levamos todos esses resíduos para dentro de casa. Por isso, fica difícil manter o piso bem limpo.

Se você faz questão de manter o chão de dentro de casa sempre limpo, ter um tapete na porta de entrada vai te ajudar muito.

Seja em dias de sol ou de chuva, os tapetes de porta ajudam a não sujar todo o piso sempre que alguém entrar na sua residência.

Isso é possível porque o tapete de entrada consegue reter a poeira e terra acumuladas nos calçados de uma forma bem simples.

Além disso, em dias de chuva, você consegue secar o solado dos sapatos no tapete, o que também evita sujar o interior.

E se você faz parte do time de pessoas que não entram em casa com os sapatos que usou na rua de jeito nenhum, os tapetes de porta também vão te ajudar.

Você pode utilizá-los como um local para tirar os sapatos que usou na rua e deixar os chinelos limpos para calçar quando for entrar na residência, por exemplo.

Com essas práticas, você garante que os resíduos de fora não vão sujar o chão da sua casa. Assim, não precisa se preocupar em varrer ou passar pano o tempo todo.

Utilizar o tapete de entrada para limpar a sola dos sapatos ajuda a manter o piso da sua casa sempre limpo.

Proporciona segurança ao entrar em casa

Outro motivo para ter um tapete de entrada é que esse item proporciona mais segurança ao entrar em casa, principalmente em dias chuvosos.

Com o solado dos sapatos encharcados e alguns pisos que ficam muito lisos quando estão molhados, as chances de alguém escorregar ao entrar na sua casa aumentam.

Para evitar que isso aconteça, os tapetes de entrada são essenciais para que as pessoas sequem a sola dos sapatos.

Além disso, boa parte dos tapetes utilizados na entrada de casa possuem bases que são produzidas com materiais antiderrapantes, justamente para evitar que alguém caia ao pisar no tapete.

O modelo de tapete de entrada produzido aqui na Astra possui uma base emborrachada, o que dificulta que alguém escorregue nele. E para que o produto tenha uma boa aderência ao chão, ele deve ser colocado somente se o piso estiver limpo e seco.

Como alguns produtos utilizados na faxina deixam o chão mais escorregadio, é importante realizar a limpeza periódica do tapete e do piso com produtos neutros, para garantir maior segurança.

Outra atitude essencial para não escorregar no tapete é evitar pisar nele correndo. O ideal é sempre ter calma e até mesmo apoiar as mãos em um lugar fixo, como a parede.

Com essas dicas, o uso do tapete fica mais seguro e você evita que alguém escorregue ou tropece nele.

Uma cara nova para a entrada da casa

Você já percebeu que o tapete de entrada é muito prático para o dia a dia, né? E além dessa vantagem, ele também permite decorar a entrada da sua casa com o seu estilo. 

Você pode escolher um modelo com imagens do seu seriado preferido ou um que contém frases de humor e brinca com quem chega à sua casa, por exemplo.

Tem modelos para todos os gostos, então fica fácil de encontrar uma estampa para decorar a porta da sua casa.

E se você prefere um tapete de entrada mais básico e elegante, pode gostar do modelo produzido na Astra. Com a clássica frase “Bem vindo”, ele recebe quem chega à sua casa de forma aconchegante.

Esse modelo está disponível nas cores bordô e cinza. Você pode escolher o que mais combina com o seu gosto.

Modelo de tapete de porta produzido na Astra é minimalista e dá um toque sofisticado à entrada da casa.  

Como escolher o tapete de entrada ideal

O primeiro detalhe para se atentar na hora de escolher o tapete de entrada ideal para a sua casa é o tamanho dele.

O ideal é que o tapete fique centralizado na entrada. Por isso, se você quer garantir que seu tapete de porta vai ficar certinho, é essencial tirar as medidas da sua porta e comparar com o tamanho dos tapetes antes de comprar.

Em geral, os tapetes utilizados na entrada possuem uma medida padrão, por isso podem ser utilizados em casas e apartamentos.

Entretanto, se a entrada da sua casa for bem grande, vale a pena comprar um modelo de tapete maior, que tenha as medidas exatas da porta. Assim, você evita que as pessoas tropecem em um tapete muito grande ou muito pequeno.

Os modelos da Astra possuem o tamanho padrão para as portas, com 60 centímetros de largura e 40 centímetros de altura. Assim, ele pode ser utilizado na maioria das entradas de casas e apartamentos.

Outro detalhe para se atentar na hora de escolher o tapete de entrada ideal, é o material dele.

Se o tapete ficar em uma área aberta e exposto às chuvas, por exemplo, é interessante que ele tenha um material que não retém água e seja antiderrapante.

Já se o seu tapete ficar no corredor fechado do prédio, você pode escolher um que seja produzido em material que não acumula poeira.

Produzido em tecido macio e que não retém água, o modelo de tapete de porta da Astra não atrai poeira e é fácil de limpar.

Os tapetes de entrada da Astra, por exemplo, são produzidos em polipropileno (PP). Esse tecido é hipoalergênico e possui fibras resistentes que evitam manchas e o desbotamento causado pelo sol. Além disso, esse material não atrai poeira, por isso, é muito mais fácil fazer sua limpeza.

Outra característica positiva do tapete de entrada produzido na Astra é que ele não retém água. Assim, o tecido seca rapidamente quando é molhado.

Dicas para limpar o tapete de entrada corretamente

Lavar o tapete de entrada com frequência é muito importante para que o item possa ajudar a barrar a sujeira dos nossos calçados e proporcionar a segurança necessária.

Para que o seu tapete não desbote ou estrague rapidamente, você deve seguir as recomendações de lavagem do fabricante.

No caso da limpeza dos tapetes de porta produzidos pela Astra, você pode utilizar a máquina de lavar, mas apenas no modo delicado, viu?

Se você prefere lavar seus tapetes na mão, pode utilizar a mangueira para molhá-lo durante a lavagem. Nesse caso, o ideal é usar detergente neutro e uma escova de roupas para remover toda a sujeira.

O tapete de entrada da Astra é produzido em polipropileno, por isso é fácil de limpar, mas você precisa tomar alguns cuidados na hora da lavagem para preservar o material. 

A lavagem a seco pode danificar o material dos nossos tapetes de entrada. Por isso, é importante que eles estejam úmidos durante a hora da limpeza.

E para garantir que o tecido não vai manchar ou desbotar, nunca utilize alvejante a base de cloro durante a lavagem.

A alta temperatura é outro fator que pode deteriorar o material. Por isso, o ideal é lavar o tapete em uma temperatura de até 30°C. Além disso, a secadora e o ferro de passar são inimigos do material, então nem pensar em utilizá-los, ok?

Com essas dicas, você garante que seu lindo tapete de entrada vai ficar bem limpo e durar bastante tempo. Gostou do conteúdo? Saiba também porque usar tapete no banheiro!