Para que serve um sifão?

Responsável por conectar a válvula de escoamento (o famoso ralo) com a tubulação, o sifão tem uma função muito importante nas pias, tanques e lavatórios: impedir que os gases e o mau cheiro do encanamento voltem para dentro de casa.  Para que esse sistema funcione perfeitamente, é fundamental que a instalação seja feita de forma correta, ou seja, permitindo a sifonagem, curvatura que gera acúmulo de água na parte baixa do cano, evitando o retorno do mau cheiro.

 

Na hora de comprar um sifão é preciso estar atento a três características importantes:

Quantidade de válvulas de escoamento e de saídas para a tubulação – se houver apenas uma saída para o esgoto e várias válvulas de escoamento, será necessário um sifão com entradas múltiplas (duplo ou triplo, por exemplo). Caso exista a mesma quantidade de válvulas e saídas, podem ser utilizados sifões individuais.

Acabamento desejado – os sifões plásticos estão disponíveis na cor branca e também na cor prata (versões metalizada ou cromada). Há ainda sifões com design diferenciado (como os articulados, por exemplo), que são indicados onde o produto ficará exposto no ambiente.

Tipo de sifão – sanfonado, com copo, rígido, articulado ou flexível. Entenda para que serve cada um desses modelos clicando aqui.

A Astra oferece uma linha completa de hidráulica e sifões. Confira.

*Os produtos estão sujeitos a alteração sem prévio aviso. Consulte sempre informação atualizada.