O que é uma bacia turca?

Este modelo de vaso sanitário ainda é muito comum no exterior

bacia turca é um tipo de vaso sanitário instalado diretamente no chão e que não utiliza assento sanitário. Os usuários precisam fazer as necessidades agachados. Um ótimo exercício de equilíbrio!

Pode não parecer muito comum para quem está acostumado a usar um vaso sanitário popular no Brasil, mas a bacia turca é tradicionalmente utilizada em países do continente asiático, como a Índia e o Japão, na Europa e no Oriente Médio.

Nestes lugares o produto é considerado mais higiênico, já que não é necessário ter contato com o local onde outras pessoas já se sentaram. Mas os conceitos de conforto e higiene mudam de lugar para lugar. Aqui no Brasil, a bacia turca era muito popular na década de 1980, em ambientes públicos. Ainda hoje, é comercializada em algumas regiões do país para uso em banheiros públicos, penitenciárias, postos de combustíveis à beira da estrada, canteiros de obras e feiras de exposição.

A Astra possui em sua linha de produtos dois modelos de bacia turca: de ABS e de poliéster reforçado com fibra de vidro, ambos nas opções com e sem sifão.

Você sabia?

Pode parecer desconfortável, mas foi cientificamente comprovado que a posição de agachamento (cócoras) durante a evacuação intestinal é mais benéfica para a saúde. No caso dos vasos sanitários comuns, esta posição pode ser alcançada com o uso de um banquinho para apoiar os pés, como este aqui da Astra.