fbpx

O que é um mictório?

Sanitário é exclusivo para micção e uso masculino

O mictório, também conhecido como urinol, é um tipo de sanitário, muito comum em banheiros masculinos.

O nome mictório é dado ao lugar exclusivo para o ato de urinar, ou seja, micção, vindo deste termo o nome mictório. Logo, esse sanitário se diferencia do tradicional, pois se destina somente à micção e não a outros tipos de excreção.

Por conta do seu formato e a anatomia do corpo humano, esses sanitários são indicados apenas para homens.

Geralmente, os mictórios são encontrados em banheiros públicos, escolas, estádios, academias, shoppings, entre outros locais.

Principais modelos

Os mictórios podem ser encontrados em diferentes materiais, como aço inox, porcelana e poliéster reforçado com fibra de vidro. Os formatos desse sanitário podem variar entre retangulares, ovais e redondos.

O mictório calha é um modelo coletivo e lembra o formato de uma calha. Seu uso é recomendado para ambientes pequenos, já que sua instalação na parede otimiza espaço e não atrapalha a circulação.

Já o mictório do tipo cubeta é individual, permitindo o uso de uma pessoa por vez. Com esse modelo, é possível instalar divisórias laterais que dão privacidade ao usuário.

Mictório individual

Mictório coletivo

Mictórios Astra

Os mictórios da Astra são ergonômicos e de fácil instalação, com design discreto. Fabricados em poliéster reforçado com fibra de vidro, possuem sistemas hidráulicos e de fixação completos. Ainda, estão disponíveis nas versões individuais e coletivas. Conheça os mictórios da Astra clicando aqui.