fbpx

O que é a tubulação flexível?

Conheça as instalações  flexíveis

O sistema de tubulação flexível é um conjunto de instalações hidráulicas dividido em dois tipos, PEX-AL-PEX e PE-AL-PE. O PEX é indicado para a para condução de água quente ou fria e ar-condicionado. Já o PE, conhecido como multicamada gás, é indicado para o transporte de gás GN ou GLP.

Fabricado em plástico polietileno reticulado resistente, o PEX e o PE não são suscetíveis ao risco de corrosão bimetálica (quando um metal começa a corroer o outro), o que diminui o risco de vazamentos.

É um sistema que facilita e barateia as instalações de uma obra por conta da flexibilidade, já que sua estrutura permite curvas e demanda menos conexões (cotovelos e joelhos). Além disso, é uma tubulação leve, o que simplifica o transporte e o armazenamento.

As tubulações flexíveis tem boa resistência química e a variações de temperaturas (95°C permanentemente, com picos ocasionais de 110°C durante 48 horas).

Multicamada X Monocamada

A tubulação PEX é dividida em dois tipos: multicamada e monocamada. Você pode optar pela mais indicada para a necessidade da sua obra. A monocamada é feita somente de PEX e é utilizada para instalações de água fria e água quente. Já a multicamada possui parte externa e interna de PEX, além de uma camada intermediária de alumínio, podendo ser utilizada em todos os tipos de instalação.