Nichos embutidos: saiba como usá-los na decoração

Instalação do item no banheiro traz modernidade e estilo ao banheiro.

Os nichos embutidos são cada vez mais utilizados para deixar os banheiros elegantes e funcionais

Para quem deseja unir o útil ao agradável, os nichos são ótimos para organizar os objetos do banheiro e tornar o ambiente mais estiloso.

A maioria das residências já possui um desses nichos na área do Box. Em geral, ele é adotado para guardar as embalagens de shampoo, condicionador e cremes.

Assim, se você busca mais facilidade no dia a dia, a peça pode ser uma ótima escolha.

Além disso, os nichos são muito versáteis. Eles podem ser instalados próximo a pia do banheiro, na área de banho e em outros cômodos da casa, como a cozinha, sala e quartos.

Confira a seguir como os nichos embutidos podem ser usados para deixar os espaços da sua casa organizados e bonitos.

Nichos embutidos no banheiro

Os nichos são prateleiras em formato de caixa e com certeza você já viu alguns modelos de nichos embutidos instalados em banheiros.

Por serem bonitos e multifuncionais, os modelos são aliados para quem quer decorar e organizar os ambientes da casa.

Além disso, são uma ótima opção para otimizar o espaço dos cômodos, principalmente nos pequenos.

Isso é possível porque eles podem ser instalados em locais altos da parede que provavelmente não estariam ocupados.

A instalação dos nichos embutidos no banheiro, dentro ou fora da área de banho, é ideal para organizar os produtos de higiene e enfeites.

Esses itens de decoração são um dos favoritos pelos arquitetos, que aproveitam o acessório como peça decorativa.

É por isso que os nichos embutidos estão cada vez mais em alta nos projetos arquitetônicos dos banheiros.

Nichos podem complementar o projeto de qualquer banheiro e são ótimas opções para facilitar o dia a dia, organizar os objetos e decorar. 

Nichos embutidos ou nichos de sobrepor

Para os mais indecisos, decidir qual modelo de nicho instalar fora da área de banho do banheiro ou no lavabo pode ser uma tarefa um pouco difícil.

Esses itens interferem diretamente na decoração e em outros aspectos estéticos do seu cômodo, por isso é muito importante escolher o correto para sua necessidade.

Por exemplo, se o seu banheiro é pequeno, instalar um nicho embutido na parede vai valer mais a pena. Como ele ocupa menos espaço na área externa da parede do que um nicho normal, o lugar será melhor aproveitado.

Os nichos embutidos também são ótimos para banheiros que possuem pouca luminosidade.

Eles evitam que o ambiente fique com sombras e cantos escuros, o que acontece ao instalar nichos sobrepostos, prateleiras e cantoneiras. Assim, o ambiente fica organizado sem perder a iluminação.

Já se o seu  banheiro cômodo é mais espaçoso,  os nichos de sobrepor são ótimas opções.

Esses acessórios incrementam a decoração e o espaço, deixando de lado a sensação de vazio do ambiente.

Nichos de sobrepor podem ser usados para enfeitar o banheiro com os itens de decoração.  

Tipos de nichos embutidos

No mercado, é possível encontrar nichos embutidos de diversos materiais, como fibra de vidro, pedra, plástico e outros.

Você pode escolher o que combina mais com o seu projeto ou o que possui o maior custo benefício.

Os de fibra de vidro, por exemplo, são mais duráveis. Além disso, possuem um aspecto brilhante que deixa seu banheiro ou lavabo com um ar mais sofisticado.

Esse é o material usado nos nichos da Astra. Com a instalação dele você pode investir em qualquer tipo de decoração, como a minimalista, tropical, industrial ou escandinava.

Outra opção disponível é o nicho de madeira. No entanto, eles não são muito indicados para decorar e organizar banheiros. Dependendo do tipo de madeira, podem empenar por conta do contato com a água.

Esse tipo de nicho embutido pode ser utilizado em lugares que possuem uma decoração naturalista.

E se você deseja um modelo mais simples, pode optar pelos nichos de plástico.

Esse tipo de nicho pode ser delicado e tem um bom custo benefício. Dependendo do seu gosto, você pode escolher até uma opção que possui moldura para complementar a decoração.

Os nichos de pedra são uma opção mais sofisticada. Autênticos, eles podem ser confeccionados em granito, mármore, quartzo e outras pedras decorativas.

Assim, você pode escolher a pedra que mais combina com o estilo do seu banheiro. É possível usar esses nichos para dar um toque naturalista, escandinavo ou modernista ao ambiente. 

Outra opção é o nicho feito de revestimentos. Esse modelo pode ser utilizado se você não quiser que o acessório chame muita atenção, pois eles possuem o mesmo acabamento que a parede.

Com isso, você pode aproveitar o próprio azulejo, pastilha ou porcelanato utilizado no seu banheiro para planejar o seu nicho de embutir. Ele será discreto e cumprirá a função de organização.

Nichos embutidos produzidos em fibra de vidro deixam o banheiro ainda mais moderno e elegante. 

Possíveis composições

Quem não ama uma casa com visual de ambiente planejado, não é mesmo? Os nichos de embutir podem ajudar a deixar o seu banheiro com esse aspecto.

Além de utilizá-los para organizar o ambiente, você sabia que é possível criar composições diferentes para incrementar na decoração?

O nicho solitário na parede do banheiro, por exemplo, promove uma decoração mais minimalista.

Também é possível instalar os nichos alinhados na vertical ou na horizontal. Essa é uma composição muito comum nos banheiros para deixá-los com um toque moderno e sofisticado.

Para deixar essa decoração ainda mais elegante, é muito comum ver luzes instaladas nos nichos embutidos do banheiro.

Outra opção para trazer um ar sofisticado, é instalar os nichos na diagonal. Com essa escolha, o banheiro ficará com um toque bem moderno e dinâmico.

Por fim, você pode ousar na escolha e instalar os nichos de forma alternada. Com três ou mais nichos, é possível alternar as peças na horizontal e na vertical, conforme a sua preferência.

Para ter um bom resultado nessa composição, uma dica é utilizar nichos embutidos do mesmo tamanho.

Independente da composição escolhida é importante pensar bem na cor dos nichos embutidos para que a decoração fique bem harmoniosa.

Os modelos da Astra, por exemplo, estão disponíveis em quatro cores: preto, branco, cinza e bege.

Ao instalar os modelos nas cores escuras, seu banheiro pode ficar mais moderno. Já se a ideia é deixar o ambiente bem clean, você pode apostar nos tons mais claros.

Composição dos nichos alinhados é uma boa opção para deixar o banheiro com uma estética elegante. 

Instalação e limpeza

Se você pretende ter um nicho embutido em seu banheiro, é muito importante contratar um profissional para garantir que os itens sejam instalados corretamente.

Como são embutidos na parede, a instalação deve ser realizada na hora da construção da residência ou na reforma.

Por isso, se você não é um profissional da área, é importante deixar que a instalação seja realizada por alguém que entende, ok?

Além disso, para manter os nichos do seu banheiro sempre bonitos, é essencial realizar a limpeza frequentemente e utilizar apenas produtos que não estragam o material.

Existem diversas formas de limpar os nichos. Para os de fibra de vidro, a melhor opção é utilizar o detergente neutro e um limpador macio.

Como o detergente dilui boa parte da gordura que fica acumulada no nicho, ele é excelente para limpar os que estiverem instalados na área de banho.

Na hora da limpeza, evite itens com cerdas duras, escovas de arame e a parte dura da bucha. Esses objetos podem estragar seu acabamento.

Por isso, lembre-se sempre de usar objetos macios e esfregar delicadamente. Com esse cuidado, os nichos da sua casa não ficarão riscados.

Uma dica valiosa é evitar o uso de outros produtos de higienização de louça, pois eles podem ser abrasivos ao material. A melhor opção é sempre utilizar o detergente neutro.

Dessa forma você garante que os nichos embutidos no seu banheiro vão ficar sempre lindos e elegantes.

Quer acrescentar os nichos embutidos no projeto para decorar seu lar? Conheça os nossos modelos e cores disponíveis!