Iluminação para maquiagem: 4 dicas para nunca mais errar

A luz correta faz muita diferença no resultado final - em seu rosto e nas suas selfies! 

A maquiagem, além de ser uma forma de expressão, pode contribuir muito para a melhora da autoestima.

Saber as técnicas e possuir produtos de qualidade é fundamental para uma boa maquiagem, mas muitas vezes esquecemos de outro ponto importante: a iluminação

A iluminação é um elemento determinante para uma maquiagem bonita. Fatores como posição, ambiente e a temperatura das luzes podem alterar seu look final.

Sem a iluminação adequada, você pode passar horas se produzindo e não chegar no resultado esperado. 

A luz natural é a ideal para a maquiagem, mas nem sempre é possível aproveitar o sol. Por sorte, existem alguns truques de iluminação que se aproximam dessa luz perfeita. 

Quer conhecer esses truques para aplicar no seu banheiro ou quarto? Confira a seguir quatro dicas de iluminação para maquiagem que vão transformar seu ambiente e a qualidade dos seus looks.

1. Encontre o local ideal para se maquiar

Ter um espaço de maquiagem adequado pode favorecer o resultado final do look. Fique atenta e reserve um cantinho especial para isso.

É comum usar o banheiro como local para maquiar, entretanto, ele pode não ser o local apropriado para isso. 

Geralmente as janelas do banheiro são pequenas e permitem pouca entrada de luz solar. Também é comum que nesse local tenha apenas lâmpadas no teto, projetando a luz de cima para baixo. 

A luz vinda nessa direção cria sombras em nosso rosto, enfatizando olheiras e deformando algumas proporções da face. 

A melhor opção para um espaço de maquiagem seria um ambiente com luz frontal, isto é, que está a favor do rosto. 

Para conseguir uma boa iluminação para maquiagem, procure por ambientes com grande incidência de luz solar ou utilize luzes efeito camarim

2. Temperatura: usar luz branca ou amarela?

Procure alternar entre lâmpadas quentes e frias para obter um efeito luz natural em sua iluminação para maquiagem.

A iluminação para maquiagem ideal é a luz natural, porque ela reproduz com eficiência todas as cores, sem alterar as tonalidades. Contudo, nem sempre é possível contar com a luz do sol e o uso da luz artificial se faz necessária. 

Além do ângulo de incidência no seu rosto, outro ponto de atenção na iluminação para maquiagem é a temperatura da luz. 

Alguns tipos de lâmpada podem modificar o tom da sua pele. Por exemplo, luzes frias demais ou muito quentes podem tornar nossa pele mais pálida ou mais amarelada. 

E essas luzes prejudicam o resultado final da maquiagem.

O mais recomendado é usar lâmpadas brancas neutras de 4000K, pois elas se aproximam mais da luz natural e não alteram o tom da pele.

Também é uma boa opção intercalar na sua penteadeira luzes quentes de 6.500K e luzes frias de 2.700K, gerando um equilíbrio de temperatura. Isso vai deixar a tonalidade da pele mais próxima do real.

Opte sempre por lâmpadas de LED que, diferente das lâmpadas comuns incandescentes, não esquentam o ambiente e gastam menos energia. 

Um ponto importante para observar nas lâmpadas é o IRC (Índice de Reprodução de Cor). Esse índice presente em todas as lâmpadas, indica o quanto fiel à reprodução de cor dela é a realidade. 

O IRC é medido de 0 a 100 e quanto maior o número, mais real é a reprodução de cor natural pela lâmpada e melhor a iluminação para maquiagem.

3. Posição correta das lâmpadas

Quando pensamos em iluminação para maquiagem acreditamos que “quanto mais, melhor”, mas o diferencial não é a quantidade de luz e sim sua posição. 

A posição correta de iluminação para maquiagem é a frontal.

A luz frontal, ou seja, que está vindo de encontro com o rosto, não cria sombras, assim permitindo uma percepção mais nítida da face. 

Uma das melhores formas de se obter essa iluminação é utilizar o que chamamos de luz efeito camarim

Esse método de iluminação para maquiagem consiste em criar pontos de luz ao redor do espelho ou colocar dois pontos de luz paralelos nas laterais do espelho para maquiagem.

Desse modo, a luz incidirá nos dois lados do rosto de forma harmônica, deixando a face iluminada por completo, sem sombras.

Para criar luzes efeito camarim você pode usar pequenas lâmpadas, arandelas ou fitas de LED.  

Usar lâmpadas permite com que você alterne as temperaturas utilizadas. Como já dissemos no tópico acima, intercalar lâmpadas quentes e frias aproximam a luz artificial à luz natural, possibilitando uma iluminação mais adequada.

Usar arandelas tornam o ambiente mais aconchegante e elas são recomendadas caso você queira transformar o espelho do seu banheiro em um espaço de maquiagem. 

As fitas de LED possuem iluminação mais forte e direta. São as melhores para quem busca uma maquiagem mais elaborada ou profissional.

As famosas ring light que são usadas na fotografia também são uma opção para maquiagem mais prática no dia a dia. 

4. Tipos de espelho

  Iluminação efeito camarim é a melhor para maquiagem, pois ela não deixa sombras no rosto.

Existem inúmeras opções de espelhos para maquiagem, cada um com suas particularidades. 

Alguns preferem espelhos grandes, outros espelhos pequenos. E a verdade é que não existe um espelho certo para a maquiagem e, sim, o espelho ideal para suas necessidades.

Conheça agora algumas opções. 

Espelhos com LED

Encontram-se muitas opções de espelhos com LED no mercado, com iluminações alternativas. 

Um tipo de iluminação para maquiagem comum em penteadeiras são as fitas de LED, colocadas atrás de um espelho jateado. Nesse caso, o espelho não vem com o LED embutido, o que torna as luzes de fácil manutenção.

Existem também espelhos para maquiagem com LED embutido, em que as luzes e o espelho são uma coisa só. Eles são eficazes e mais acessíveis.

A nossa Linha Flora com LED conta com espelhos em diversos formatos, trazendo ainda mais beleza e usabilidade para os ambientes.

E é possível encontrar desde espelhos de bancada pequenos até espelhos grandes de parede.

Espelhos de bancada

 Espelhos de bancada são uma opção acessível para maquiagem, pois são pequenos e móveis.

Os espelhos de bancada são excelentes para mulheres com mais idade, ou que possuem alguma limitação na visão. 

Essa alternativa de espelho para maquiagem é móvel e possibilita um manuseio mais adequado às necessidades.

Seu uso é muito comum por possuir zoom em um de seus dois lados, o que pode ser muito útil quando é preciso se atentar aos detalhes. 

Nesse caso, você encontra opções com iluminação embutida e sem. Os que não possuem uma luz embutida são mais fáceis de manusear, levar para outros lugares e mais baratos. 

Já os espelhos de bancada com luz embutida são um pouco mais caros e precisam de bateria ou estar ligados na tomada, mas são ótimos para quem precisa de uma ajudinha extra na hora da maquiagem.

O Espelho de Aumento para Bancada é um dos favoritos de quem precisa de mobilidade na rotina. 


Gostou do conteúdo? Acesse mais dicas em nosso blog!