As flores ideais para cada cômodo da casa

Com a chegada da primavera descubra as flores mais indicadas para os ambientes do seu lar

As flores são grandes aliadas do bem-estar humano, elas limpam o ar, ajudam a equilibrar a umidade do ambiente, relaxam o corpo e a mente, além de serem itens que contribuem para beleza da decoração do lar. Utilizar as flores pelos cômodos da casa pode inspirar criatividade, felicidade, e a transmitir boas energias.

Cada lugar da sua casa detém uma função, logo as flores que serão alocadas neles devem estar conectadas com o ambiente.

Vamos te ajudar a decorar os cômodos da casa para a primavera, usando flores que combinam e melhor se adaptam com determinados ambientes. Vamos lá?

 

 

 

 

 

Em Salas com janela e boa incidência de luz natural são ambientes adequados para receber as orquídeas. Elas são flores sensíveis, mas que podem ser criadas em ambientes internos. Além disso, por apresentar variedades de cores e tamanhos é uma boa opção para combinar com decoração desse cômodo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Opte na cozinha por flores que tenham um aroma mais ameno, para não entrarem em conflito com o cheiro dos alimentos. Adquira então violetas-africanas em suas diversas tonalidades, para trazer à mesa das refeições um ar mais alegre.

Você ainda pode escolher por simpáticos vasinhos com ervas e temperos na cozinha, para acomodar boldo, hortelã, alecrim e manjericão, etc. Eles vão proporcionar ao ambiente um cheirinho gostoso de tempero fresco e facilidade na hora de cozinhar. Vale lembrar que essas plantinhas precisam todos os dias de sol pela manhã e um pouco de água.

 

 

 

Seja em um apartamento ou em uma casa, flores na Varanda, quintal ou jardim trazem boas energias para o lar e torna-o mais acolhedor. Nessas áreas da casa são recomendadas flores que amam um solzinho, como: azaleias, petúnias e onze horas.

Use e abuse de vasos coloridos para deixar o ambiente mais lúdico e atraente, eles podem ficar dispostos de diversas maneiras: Em banquetas, no chão, pendurados na parede (no estilo jardim vertical).

 

 

 

 

 

Nos quartos é preciso tomar cuidado com as flores! Muitas delas liberam cheiros fortes e soltam bastante pólen, que podem causar alergias nos moradores.

Então nesse cômodo são recomendadas flores que aumentam a umidade do ar, como o lírio da paz. É uma plantinha que precisa de uma boa sombra e uma rega por semana, mas garante um toque delicado a decoração.

Mais uma alternativa é a lavanda, também conhecida como alfazema, uma flor que oferece ao ambiente um cheiro suave e agradável. Essa florzinha ainda transmite relaxamento, logo estimula e contribui para melhores noites de sono.

Ainda, cactos, suculentas e flores artificiais trazem delicadeza e descontração a decoração dos quartos.

 

 

Sim, é possível ter flores nos banheiros e lavabos. Mas nesse cômodo é necessário optar por uma plantinha que se adapte a variações de umidade e temperatura. De preferência mudas de flores que já estejam crescidas, pois o ambiente dificulta o desenvolvimento de sementes plantadas recentemente. Com isso, um vaso de violeta é uma ótima opção para o banheiro, já que adiciona um toque de cor e sutilidade ao cômodo.

Outra opção é a Kalanchoe ou planta-da-fortuna, que tem variação de tons, entre rosa, vermelho, alaranjado, amarelo, branco e lilás, podendo combinar com os acessórios da decoração do ambiente. Essa plantinha deve ser cultivada em um ambiente úmido, com temperaturas entre 13°C e 29°C.

 

 

#FicaaDica

Se você tem dificuldades ou falta de tempo para cuidar de plantas e flores, não tem problema! É possível adquirir pequenos cactos e suculentas, já que eles não podem ser colocados em qualquer cômodo da casa e não precisam de tanta manutenção (regue no verão uma vez por semana, enquanto em tempos frios, apenas uma vez a cada 20 dias).

E veja também:

Transforme um espaço pequeno em um lindo jardim

Como organizar o jardim