Elétrica: praticidade todos os dias

Estamos o tempo todo utilizando a energia elétrica em nossa casa, seja para acender a luz de um cômodo, usar o computador ou vídeo game, assistir TV, tomar banho, lavar as roupas, entre outras atividades.

Mas só percebemos nossa dependência em relação à energia elétrica quando ela acaba ou em momentos como:

  • Quando vamos nos deitar, à noite, e o interruptor está muito distante da cama;
  • Na chegada de uma visita que precisa recarregar o celular e todas as tomadas estão sendo utilizadas por outros;
  • Na hora de cozinhar, quando nos damos conta de que não tem como ligar mais de um eletroeletrônico ao mesmo tempo.

Então, o melhor a se fazer para que não seja surpreendido é realizar o planejamento elétrico de sua casa, tentando prever todas as necessidades que possam surgir durante a realização de suas atividades cotidianas e sempre se lembrando de deixar uma tomada extra para outros aparelhos, como aspirador de pó, ferro de passar roupa e ferramentas elétricas.

Apresentamos a seguir uma sugestão para lhe ajudar neste planejamento, evitando a sobrecarga em tomadas com, por exemplo, o uso do benjamim, ou algum incômodo ao acender ou apagar as luzes.

Vale lembrar que as tomadas de 20A permitem utilizar produtos que tem consumo maior de energia sem risco, como é o caso de alguns secadores de cabelo, fornos elétricos e micro-ondas de potência maior. Porém não se deve simplesmente substituir uma de 10A por uma de 20A, pois a fiação deve ser redimensionada para a nova carga.

A Linha Ei da Astra é composta por diversos produtos voltados para instalações elétricas, como Tomadas e Interruptores. Conheça os materiais.

*Recomendamos sempre consultar um profissional especializado.