Elétrica: planejamento significa segurança

INTRO

Ao entrarmos em algumas residências é comum não encontrarmos tomadas e interruptores suficientes para acomodar todos os aparelhos elétricos e para atender as necessidades dos moradores. Afinal, os tempos são outros e a tecnologia nos permitiu usufruir de objetos que facilitam ou tornam a nossa vida mais confortável.

Ao construir ou reformar é fundamental planejar a quantidade e o tipo de tomadas e interruptores a serem utilizados nos ambientes. O planejamento deve contemplar as necessidades atuais e futuras dos moradores para que não haja sobrecargas ou riscos à integridade física de cada um.

Para um sistema seguro é necessário planejar a potência prevista para cada tomada a fim de dimensionar os sistemas de segurança, agrupar circuitos elétricos, o tipo de ligação de tensão (127 Volts ou 220 Volts) e a fiação interna correspondente. Por exemplo, para a previsão da ligação de um chuveiro elétrico é necessário estimar a potência do chuveiro, o tipo de ligação utilizado e, a partir disso, dimensionar os fios e os disjuntores para a instalação.

Continue acompanhando as nossas publicações para saber mais sobre sistema elétrico.

 Clique aqui e conheça a linha de elétrica da Astra.

Leia também Tomadas e interruptores complementam estética do ambiente.