Dicas simples para cuidar das roupas

Cuidados corretos permitem mais durabilidade às peças

Para manter suas roupas em ordem e bem cuidadas, não basta apenas fazer uma boa lavagem. É preciso também se atentar ao modo como são feitos o armazenamento e a secagem das peças. Não tomar os devidos cuidados pode acelerar o processo de deterioração.

Por isso preparamos algumas dicas pra você mesmo cuidar das suas roupas, dá só uma olhada:

 

ARMAZENAMENTO

Após o uso das roupas é normal que algumas pessoas deixem as peças espalhadas pelo chão do quarto ou banheiro antes de recolher para a lavagem. Roupas espalhadas pelos cômodos dão a sensação de desorganização e comprometem a estética e higiene do ambiente.

Uma alternativa para organizar e otimizar os espaços, é utilizar cestos de roupa para a acomodação no período em que estão aguardando a lavagem ou antes de serem passadas.

LAVAGEM

O lugar onde mais se danificam roupas é na máquina de lavar, no tanquinho elétrico ou tanque convencional. Por isso, na hora da lavagem é preciso ficar atento para não perder suas roupas.

Não misture roupas que soltam tinta com as demais. Lave-as separadamente para evitar manchas.

Use com moderação o sabão em pó, amaciante e alvejantes, para que não desgastem o tecido da roupa. A quantidade desses produtos não depende da quantidade de peças, e sim da sujeira.

SECAGEM

Para manter suas roupas bem cuidadas, não basta apenas caprichar na lavagem. É preciso prestar atenção nos detalhes na hora de estender para evitar que elas fiquem marcadas ou deformadas. Estender as roupas corretamente no varal também ajuda a acelerar o processo de secagem e contribui para que elas permaneçam cheirosas por mais tempo.

 

PASSAGEM

Esse passo é muito importante para conservar a sua roupa. Primeiro, você deve escolher o ferro de passar que seja mais vantajoso para o seu caso. O ferro a seco é indicado para quem costuma passar roupa com menor frequência, já o ferro a vapor demanda menos esforço ao passar roupas bem amassadas.

Passar roupas secas é complicado e pode danificar o tecido. Por isso, se você optou por um ferro seco, borrife um pouco de água para facilitar a tarefa, ou use somente produtos próprios para esse tipo de ação.

Para evitar danos às roupas, o último detalhe é ajustar a temperatura do ferro de acordo com o tipo do tecido da peça. Ainda, é indicado que algumas roupas sejam passadas do avesso, por exemplo, as estampadas.

Confira as Utilidades domésticas da Astra para cuidados com a casa clicando aqui.