Cuidados com a calha no verão

Manutenção e limpeza são fundamentais no período de chuvas

O verão é a estação mais marcante do Brasil, muito conhecida pelas elevadas temperaturas e aumento do índice pluviométrico. Nessa época do ano é comum observar mudanças repentinas no tempo, pois ocorrem as famosas “chuvas de verão”, de curta duração, porém intensas, que acontecem geralmente no final da tarde, quando os índices de evaporação de água são maiores.

É exatamente nesse período que precisamos ficar atentos às calhas das residências. Elas são acessórios pensados para direcionar a água da chuva para tubos coletores ou para as correntes que conduzem o líquido para o solo, a fim de não causar erosões no jardim, calçadas, formando buracos onde os pingos do telhado caem.

Instaladas nas bordas do telhado, as calhas são utilizadas também para evitar que a água da chuva escorra pelas paredes, causando danos nas estruturas das construções como goteiras, infiltração, umidade, perda de objetos e acidentes.

Exatamente por esses motivos, é necessário manter o sistema de calhas da sua residência em ordem para esperar a estação mais chuvosa do ano em todo o Brasil.

Limpeza e manutenção

Para o bom funcionamento da calha durante o período de abundantes chuvas é necessário realizar uma boa higienização, pois a quantidade de resíduos levados para as calhas pela água da chuva pode sobrecarregar essas estruturas, deformando-as e prejudicando o escoamento.

É importante que todos os tipos de calhas sejam higienizados periodicamente para manter a capacidade de drenagem da água que cai no telhado. Nos lugares onde ocorrem muitas chuvas, recomenda-se uma limpeza a cada seis meses.

#FicaaDica

Já que o verão é a estação mais chuvosa do ano no Brasil, utilize a oportunidade para aproveitar a água da chuva. As calhas também podem ser usadas com a finalidade de captar a água da chuva para o seu reaproveitamento em diversas atividades da casa, como lavar o quintal e garagem, descarga do vaso sanitário e regar o jardim. Assim, é possível ajudar o meio ambiente e economizar na conta de água.

 


Leia também:

Para que serve a calha?

Por que escolher calhas de PVC?

6 dicas para a manutenção de calhas

Você sabe instalar calhas?