Cuba para banheiro: como escolher a ideal para o projeto

Item compõe a decoração e está disponível em diversos formatos

As cubas para banheiro são cada vez mais comuns nos projetos arquitetônicos de  casas, empresas, escolas, shoppings e outros diversos ambientes.

A grande variedade de modelos de cubas disponíveis no mercado permite que cada pessoa ache um estilo que combina com os seus gostos e com o design do seu banheiro.

Se você quer comprar uma cuba para banheiro que fique perfeita, sabe que precisa se atentar na hora de escolher o modelo, né?

Confira a seguir algumas dicas para escolher o modelo de cuba para banheiro ideal para o seu projeto.

Diferenças entre os modelos de cuba para banheiro

A estética é a principal diferença entre os diversos modelos de cuba para banheiro disponíveis no mercado.

Você pode escolher uma cuba com formato oval, quadrado, retangular, redondo ou até mesmo com uma forma personalizada. São diversas opções disponíveis justamente para combinar com o gosto de cada pessoa.

Além disso, o material das cubas também é um diferencial entre os modelos comercializados.

Você pode comprar uma cuba produzida em porcelana, cerâmica, inox ou vidro. Por isso, na hora de escolher uma cuba para o seu banheiro, é importante pensar em pontos como durabilidade, segurança e facilidade de limpeza do material.

As cubas de apoio da Astra, por exemplo, são fabricadas em vidro temperado, o que proporciona mais segurança ao produto.

Esse material é bem resistente a impactos e a variações de temperatura, por isso pode ser utilizado em lavatórios com torneiras de água quente e fria.

Além disso, as nossas cubas possuem espessura de 12 mm, o que proporciona mais resistência ao produto. Por conta dessas características, as chances dessas cubas quebrarem são poucas.

E mesmo que o produto quebre, o vidro temperado se parte em pequenos pedaços. Com isso, o risco de alguém se cortar com os cacos é menor.

A forma de instalação de cada modelo de cuba também é diferente e deve ser um ponto de atenção.

Existem cubas que são instaladas sobrepostas ou apoiadas nas bancadas, outras que são embutidas no gabinete e algumas que são apenas encaixadas. A cuba de apoio é um dos tipos mais comuns nos lavatórios e não é à toa.

A instalação desse modelo é muito simples e não exige mão de obra especializada. Para fazê-la, basta seguir as instruções do fabricante, como posicionar os anéis corretamente e rosquear a porca.

Cuba de apoio pode ser instalada facilmente, basta sobrepor o produto na bancada, posicionar corretamente os anéis e rosquear a porca. 

Tipos de cuba para banheiro

Se você pensava que só existia um ou dois tipos de cuba para banheiro, vai perceber que a variedade de opções é bem maior do que imaginava.

Existem opções de cuba monobloco, de embutir, de encaixe, semi encaixe e de apoio. Não sabe qual é cada uma delas? Nós te explicamos mais sobre esses tipos de cuba para banheiro!

Cuba monobloco

A cuba monobloco é aquele modelo em que o tampo e a pia são fabricados na mesma peça, ou seja, os dois possuem o mesmo material e a mesma cor.

Nesse tipo de cuba, o lavatório fica mais profundo que o restante da peça. Um exemplo de cuba monobloco é a do Gabinete de Vidro William da Astra.

A imagem mostra uma pia de banheiro preta com um porta toalha logo metalizado abaixo dela. Em cima da pia, há um vasinho de flor e um porta sabonete. No porta toalha, há uma toalha de rosto amarela. 

Cuba de embutir

A cuba de embutir é outro tipo disponível no mercado. Esse modelo lembra bastante as pias comuns, que ficam completamente introduzidas na bancada ou no gabinete.

Como essas cubas não ocupam muito espaço em cima da bancada, elas são ideais para quem gosta de aproveitar bem a superfície para decorar o banheiro ou deixar os produtos de beleza e higiene expostos.

Cuba de encaixe

A cuba de encaixe é um tipo que deixa o lavatório bem elegante. Esse modelo é bastante parecido com o de cubas de apoio, mas a diferença é que a base dela fica encaixada na bancada ou no gabinete.

Por conta dessa característica, apenas uma parte da cuba fica aparente, o que dá um toque bem elegante ao seu banheiro.

O Gabinte Mini Chopin, por exemplo, contém uma cuba de encaixe. Pelo tamanho compacto, este produto pode ser usado para deixar os banheiros bem pequenos com um ar mais sofisticado.

Cubas de encaixe ficam metade expostas e metade embutidas na bancada. 

Cuba de semi encaixe

Um modelo diferente de cuba é o de semi encaixe. Nele, boa parte do lavatório fica encaixado na parte interna do gabinete. No entanto, a frente da cuba fica fora da bancada.

Além disso, esse é um tipo ideal para instalar em bancadas mais estreitas, pois não precisam ter a largura exata do gabinete.

Por conta dessa característica do modelo, a cuba fica com uma aparência bem moderna.

Cuba de apoio

A cuba de apoio é um daqueles modelos queridinhos, que são muito utilizados nos banheiros.

Esse tipo de cuba é instalado em cima da bancada ou do gabinete. Por conta disso, ocupa um espaço maior que as cubas de embutir, por exemplo. Mesmo assim, elas dão um toque bem moderno e sofisticado ao banheiro.

Uma vantagem das cubas de apoio é que elas podem ser utilizadas para compor diversos estilos de decoração, desde os mais clássicos até os modernos.

Isso é possível porque o modelo está disponível em várias cores e formatos, como oval, quadrado, redondo e retangular.

Se você gosta de uma cuba de apoio oval, pode apostar no nosso modelo Turmalina. Essa cuba conta com três opções de tamanho, por isso pode ser usada em várias bancadas.

O seu formato preferido é o quadrado? Então você pode gostar da nossa cuba Rubi, que está disponível nas cores preto, vermelho, ouro, azul e marrom.

Se você quer uma cuba redonda, a linha Jaspe é uma boa opção. Essa cuba também está disponível em três tamanhos diferentes e nas cores preto, vermelho, azul, ouro e marrom.

Já um modelo de cuba retangular da Astra é a linha Ametista, fabricada nas cores preto e vermelho. 

Com todas essas variedades de modelos, você pode comprar a cuba que mais combina com o projeto do seu banheiro.

Linha Turmalina possui design oval, deixando a bancada do lavatório com uma decoração bem elegante. 

Como escolher a melhor cuba para banheiro

Para escolher a melhor cuba para o seu banheiro, você deve se atentar a alguns detalhes. O primeiro deles é verificar o tamanho da bancada em que a cuba será instalada.

Se o espaço for pequeno e você quiser aproveitar bem a bancada e a parte de dentro do armário, pode optar por cubas de encaixe ou de semi encaixe, por exemplo.

E se tiver espaço sobrando e você não quiser encher a bancada de enfeites ou produtos, pode escolher uma cuba de apoio maior.

As cubas de apoio da Astra estão disponíveis em diversos tamanhos, por isso podem ser utilizadas em bancadas grandes e pequenas.

A facilidade de limpeza é outro detalhe para prestar atenção na hora de escolher a cuba para banheiro.

Como o lavatório é utilizado para escovar os dentes, lavar as mãos e o rosto, os produtos de higiene pessoal acabam sujando a cuba. Para te ajudar no dia a dia, é importante que o material possa ser lavado facilmente.

Para realizar a limpeza dos nossos modelos de cuba de apoio, por exemplo, basta utilizar água morna e uma flanela para passar o sabão ou detergente neutro.

Para não danificar o material das cubas, você não deve usar produtos abrasivos, esponjas e escovas mais duras.

E é claro que você também deve se atentar ao formato e cor que mais combina com a decoração do seu banheiro.

Cubas escuras podem ser uma boa opção para compor a decoração de banheiros com um estilo mais moderno. 

Se o seu projeto é minimalista, por exemplo, você pode optar por um modelo de vidro transparente ou branco, por exemplo.

Já se o banheiro tem um toque mais moderno, com tons escuros, é possível instalar uma cuba preta ou marrom.

Ao se atentar a esses detalhes, você consegue comprar a cuba para banheiro ideal sem correr o risco de se arrepender depois.

Gostou do conteúdo? Saiba também como os nichos embutidos podem contribuir para a decoração e organização do seu banheiro!