fbpx

Conheça as vantagens do parto na banheira

Modalidade de nascimento pode ser realizada no hospital ou em casa

O parto na banheira, também conhecido como parto na água, é um tipo de parto em que a mãe fica dentro de uma banheira, com a barriga imersa por água aquecida entre 36° e 37° graus. O bebê vem ao mundo por meio aquático.

Essa modalidade de parto é benéfica para o bebê, pois ele nasce envolvido por água aquecida, em um clima semelhante ao que ele vivia dentro do útero da mãe.

Ao contrário do que pensam, não existe perigo da criança se afogar, pois ao sair de dentro da barriga da mãe ainda respira por cerca de 20 segundos por meio do cordão umbilical, até que possa respirar por conta própria.

Vantagens

O parto na banheira é vantajoso para as mamães, pois a água aquecida aumenta a circulação sanguínea e relaxa os músculos e articulações, diminuindo as dores das contrações. Além disso, facilita a saída do bebê.

Ainda, o pai pode muitas vezes acompanhar o momento de perto, dentro da própria banheira.

Cuidados

Em algumas situações, esse estilo de parto não é recomendado, pois pode comprometer e prejudicar tanto a vida do bebê, como a da mãe. São eles: caso a mãe tenha passado por sangramentos durante a gestação ou uma gravidez de risco, seja portadora do vírus HIV, tenha herpes genital ou hepatite B. Se o bebê for muito grande ou o parto for prematuro, esse tipo de parto também não é recomendado.

Vale lembrar! São poucos os hospitais que possuem banheiras para a realização desse parto. Geralmente, ele acontece em casa ou em casas de parto, com a presença de doulas e equipes médicas especializadas que realizam esse procedimento em domicílio.

#FicaaDica

Para esclarecer outras dúvidas procure um profissional obstetra.

Leia também:

Benefícios da banheira para o corpo

Como aproveitar sua banheira para dar banho no bebê

Benefícios da banheira para o bebê