Como tornar a casa acessível para idosos?

Produtos específicos evitam acidentes e asseguram conforto

Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE em abril de 2018, a população brasileira manteve a tendência de envelhecimento dos últimos anos e ganhou 4,8 milhões de idosos desde 2012, superando a marca dos 30,2 milhões em 2017. Estes números mostram um crescimento de 18% desse grupo etário, que tem se tornado cada vez mais representativo no país.

Assim, é mais do que necessário dispor de acessórios em casa que permitam, aos idosos, locomoção e o desempenho de atividades cotidianas com autonomia e segurança. Segundo o Ministério da Saúde, 30% dos idosos sofrem pelo menos uma queda ao ano. Junto a elas, o risco de fraturas também aumenta, de 5% a 10% das quedas resultam em ferimentos mais graves nos idosos.

Barras de apoio, bancos e cadeiras para áreas molhadas, assentos sanitários e acessórios para banheiros com ventosas estão entre os itens que podem ser instalados nas casas com pessoas com limitações de movimento e equilíbrio, proporcionando seguridade e comodidade.

A Astra possui uma linha especialmente dedicada a promover o bem-estar durante as tarefas do dia a dia tanto a idosos quanto aos demais indivíduos com dificuldades de locomoção, como pós-operatório, gestantes e obesos. As peças foram desenvolvidas pensando na funcionalidade, mas também na decoração, a fim de transmitir bom gosto e combinar com os diferentes estilos de ambientes.

O assento retrátil de parede Flip-Seat é indicado para pequenos espaços. Feito de polietileno e aço Inox 304 (inoxidável, não enferruja), suporta até 150 kg. Além de funcional e articulável, tem design diferenciado e deixa o ambiente mais sofisticado. Ainda, cadeiras e bancos de banho estão disponíveis para oferecer conforto, autonomia e segurança durante o banho.

Os assentos sanitários elevados proporcionam conforto e facilitam na utilização do vaso sanitário sem muito esforço físico.

Barras de apoio para box, banheiros, corredores e outras dependências, estão disponíveis nas versões PVC e aço inox. A empresa dispõe, ainda, de barras retas em PVC nas cores preta, branca e bordô.

Nas versões para imersão e hidromassagem, a Banheira Acessível Portátil possui design que permite que o corpo fique imerso em água, tornando o momento do banho mais agradável e tranquilo. Feito de acrílico reforçado com fibra de vidro, o modelo apresenta porta lateral em aço inox, articulável, com trava (maçaneta) e sistema de vedação.

Espelho inclinável acompanha barras de apoios laterais em PVC, que auxiliam no equilíbrio e ajuste necessário, permitindo o controle da inclinação de acordo com a altura da pessoa.

Disponíveis em plástico ou aço inox 304 (inoxidável), acessórios como papeleiras, porta-shampoo, saboneteira, cabide, entre outros, possuem fixação por ventosas que permitem uso em diferentes alturas, sem a necessidade de parafusos e pregos.

Confira ideias de como deixar um ambiente mais acessível:

Clique aqui e confira a linha completa de acessibilidade da Astra.