Como separar o lixo para reciclagem?

Saiba como fazer o descarte adequado de resíduos utilizando lixeiras nas tonalidades corretas para separação

 

A coleta seletiva é um dos principais assuntos abordados quando o tema é sustentabilidade. Separar o lixo é o primeiro passo para ajudar o meio ambiente e conscientizar a população, já que a preservação começa com pequenas atitudes diárias. Além de diminuir a quantidade que detritos destinados aos lixões e aterros sanitários, grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada, economizando recursos naturais.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA),  o ato de reciclar reduz, de forma importante, o impacto sobre o meio ambiente: moderando as retiradas de matéria-prima da natureza, gerando economia de água e energia, além de reduzir a destinação inadequada do lixo. Mais da metade desses resíduos é jogada, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto. Com isso, o prejuízo econômico passa dos R$ 8 bilhões anuais. É possível atrelar esse número à realidade, pois apenas 18% das cidades brasileiras contam com o serviço de coleta seletiva.

Mas afinal, o que é reciclável?         

Reciclável é todo material que pode ser transformado (seja uma parte ou em seu todo), podendo retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais, como por exemplo: folhas e papéis, jornais, revistas, papelão, materiais PET, latas, entre outros.

Uma dica para auxiliar na separação do lixo, seja em casa ou em outros lugares, é a partir da utilização das “lixeiras coloridas”. Como cada cor se refere a um tipo de material, a divisão acaba se tornando mais prática e organizada. Para isso, a Astra dispõe de cinco modelos diferentes de lixeiras, que auxiliam na separação do lixo, atualmente disponível nas cores da reciclagem. Abaixo você confere os modelos e cores, além da destinação de lixo para cada tonalidade.

Vermelho (plástico): garrafas de refrigerante, embalagens de xampu e cremes, embalagens de comida etc.

Azul (papel): folhas de caderno, papelão, embalagens de papel etc.

Verde (vidro): garrafas de cerveja e refrigerante, potes, copos, pratos ou louças de vidro que precisam ser descartadas etc.

Amarelo (metal): latas em geral, papel alumínio, embalagens etc.

Clique aqui e conheça mais informações sobre os modelos em nosso site.