Como organizar o guarda-roupa na faxina de começo de ano

Organizadores de plástico ajudam a deixar seu armário mais arrumado

Começou o ano com aquele clima de arrumação, querendo organizar o guarda-roupa e todos os armários da sua casa? 

Todo início de ano passamos por aquele momento de reflexão, listamos metas e objetivos para cumprirmos. E também é quando algumas pessoas aproveitam para deixar tudo no lugar!

Para isso, a faxina de começo de ano nos guarda-roupas inclui tirar tudo do lugar, limpar, ver o que não é mais utilizado e reorganizar o espaço.

Confira a seguir algumas dicas de como organizar o guarda-roupa na faxina de começo de ano. 

Organizar o guarda-roupa: por onde começar 

Se você ainda não sabe como organizar o guarda-roupa, a primeira dica é tirar tudo do lugar

Essa etapa é muito importante para que você possa visualizar todos os itens que possui: roupas, sapatos, roupas de cama, toalhas, maquiagens, joias e outros objetos pessoais. 

Para que seu guarda-roupa fique bem organizado é necessário que haja espaço suficiente para todas as coisas

Se o seu armário está super cheio e você não consegue localizar os itens com facilidade, é um sinal de que é hora de separar o que você não utiliza mais e que está apenas ocupando espaço.

Depois de tirar tudo do guarda-roupa, selecione as peças que não servem mais, as que estão um pouco deterioradas e as que estão boas, mas que você não usa há meses. 

Uma opção para desocupar o armário e fazer uma boa ação é doar as roupas que estão em bom estado e que estão paradas em seu guarda-roupa há muito tempo.

Além disso, você também pode vender algumas peças que estão bem conservadas através das redes sociais ou sites específicos para desapegos.                 

Para te ajudar a separar essas roupas que não vão voltar para o armário, você pode utilizar um roupeiro, desses que ficam no banheiro ou na lavanderia, para organizar as peças sujas

O roupeiro telado fabricado pela Astra, por exemplo, tem capacidade de 70 litros e você pode usá-lo para guardar todas as peças do desapego. Esse modelo possui alguns furinhos que permitem a ventilação e evitam a proliferação de mofo. 

Assim você pode guardar todos os objetos que serão doados ou vendidos em um único lugar e continuar a organização do seu guarda-roupa. 

Roupeiro telado pode ser usado na faxina do guarda-roupa para guardar as peças que serão doadas ou vendidas.

Limpeza do guarda-roupa 

Depois de dizer adeus a algumas peças, é hora de limpar todo o guarda-roupa antes de começar a organizá-lo

Comece retirando todas as gavetas do armário. Em geral, é embaixo delas que a poeira se acumula e, para remover toda essa sujeira, você pode utilizar um aspirador de pó. 

Após fazer isso, é hora de limpar toda a parte interna. 

Para facilitar a faxina, você pode aspirar todo o guarda-roupa e finalizar a limpeza com um pano umedecido com produtos específicos para limpar o armário, como o lustra-móveis.

Uma dica para quem não tem aspirador é misturar duas colheres de detergente neutro e um litro de água em um balde plástico

Você pode espalhar essa mistura com uma esponja bem macia ou um pano de microfibra umedecidos. Para finalizar essa etapa, basta secar o armário com um pano seco. 

Se a parte interna do seu guarda-roupa estiver mofada, vale a pena utilizar produtos antimofo na hora da limpeza para evitar que ele se espalhe pelas suas roupas e com isso, mantê-las bem cuidadas.  

A parte externa do armário também precisa de uma atenção especial. O aspirador é um ótimo aliado para limpar a parte de cima do seu guarda-roupa, que costuma acumular mais poeira. 

Já para eliminar a poeira da parte externa e deixar o móvel brilhante, você pode utilizar um pano macio com um pouco de lustra-móveis.

Objetos organizados por categoria

Com o armário todo limpo, vamos começar a guardar tudo no lugar

Uma dica antiga, mas que é muito boa para organizar guarda-roupa é separar tudo por categoria antes de guardar: vestidos, calças, blusas, roupas para exercício físico e peças íntimas.

Depois disso, escolha os locais do guarda-roupa em que as peças vão ficar. 

Se o seu armário é de três portas, por exemplo, pode escolher uma delas para guardar apenas os vestidos, outra para deixar as blusas e a última para as calças. 

Você pode optar pela ordem que desejar. O importante é que a organização do guarda-roupa te ajude a encontrar tudo o que precisa no dia a dia. 

Para ficar ainda mais fácil de localizar suas roupas, vale a pena organizá-las por cor, das mais claras para as mais escuras. Assim, você consegue visualizar exatamente onde está cada peça. 

Os cabides também podem ser utilizados para organizar guarda-roupa. O ideal é usar o mesmo modelo de cabide para deixar as roupas na mesma altura, o que te ajuda a encontrar as peças no dia a dia.

E se não for possível utilizar cabides iguais em todo o armário, você pode agrupar os que são semelhantes e usá-los na mesma parte do guarda-roupa para facilitar a visualização. 

Categorizar as peças de roupa e organizá-las por cor ajuda a manter o guarda-roupa organizado.

Tudo no seu devido lugar

Um dos problemas na hora de deixar o guarda-roupa arrumado é a falta de espaço para deixar tudo no lugar.

Por isso na maioria das vezes as gavetas ficam desorganizadas e é difícil encontrar um espaço para as roupas de cama, toalhas, peças de frio, maquiagens, cremes e até mesmo para as bijuterias. 

Para evitar que isso aconteça e te ajudar a deixar tudo no devido lugar, uma dica valiosa é apostar em alguns objetos organizadores.

A Astra possui modelos de organizadores de plástico com e sem tampa, no estilo de caixa ou de cesto. Eles podem ser utilizados para organizar diversos ambientes da casa, inclusive o guarda-roupa. 

Além disso, você pode escolher a melhor opção para organizar seu armário de acordo com o tamanho do organizador.

Organizadores de plástico podem ser usados para deixar roupas de cama, documentos, cremes e outros objetos mais organizados no guarda-roupa.

Para que você encontre com mais facilidade os conjuntos de lençóis, uma dica é guardá-los dentro das fronhas e armazená-los em caixas organizadoras de plástico maiores, como as de 22,2 centímetros de altura. 

Esses organizadores também são ótimos para guardar toalhas e roupas que você usa ocasionalmente, como blusas de frio mais grossas. 

Já para armazenar objetos menores, como óculos, acessórios para o cabelo e cabos do celular, você pode optar pelo organizador com tampa que possui 12,2 centímetros de altura. 

Para deixar todos os cremes, perfumes e desodorantes arrumados no mesmo espaço, você pode utilizar a caixa média, com 15,3 centímetros de altura. 

Esse modelo possui tampa, mas se os cremes forem mais altos que o organizador, você pode optar por deixá-lo aberto. 

Acessórios e maquiagens 

Você tem diversos acessórios, bijuterias e maquiagens, mas não sabe como deixá-los bem arrumados no guarda-roupa?

Uma boa alternativa para organizá-los é utilizar um dos organizadores de talheres com tampa da Astra.

Por possuírem divisões para deixar os talheres arrumados, fica fácil manter seus acessórios e maquiagens organizados.

Assim você consegue guardar suas maquiagens e pincéis em único lugar do guarda-roupa e encontrá-los facilmente. 
A Astra também possui organizadores com gaveta extensível. Nesse modelo, você pode guardar suas maquiagens na parte do porta-talheres e seus acessórios, como colares e pulseiras, na gaveta de 36 centímetros de largura que é extensível.

Organizadores de talheres são ótimos para guardar maquiagens, pincéis e acessórios.

Outra alternativa para guardar os colares e pulseiras, evitando que acabem formando nós, é colar alguns cabides com adesivo removível na porta do seu guarda-roupa.  

Os modelos desse cabide fabricados na Astra suportam de 1 kg a 2 kg e são fixados sem precisar furar a porta do guarda-roupa, apenas com a cola resistente do adesivo. Assim você consegue guardar todos os seus colares em um único lugar, sem que o cabide se solte. 

Seguindo algumas dessas dicas fica mais fácil organizar o guarda-roupa na faxina de começo de ano. 

Quer deixar o quarto ainda mais arrumado? Saiba como organizar sua penteadeira!