Como organizar a louça na hora de lavar?

Confira algumas dicas que vão ajudar você a gastar menos tempo nessa atividade

O que você acha pior: lavar a louça ou acomodá-la no escorredor? Se não organizar direito, além de correr o risco de quebrar ou derrubar algum item, o tempo dedicado à atividade pode ser ainda maior. Até para lavar a louça existe estratégia. Confira algumas dicas:

Louça suja

1) Descarte os restos de comida que ficaram nos pratos. Assim, além de organizar melhor a louça, você evita que a pia fique entupida durante a lavagem.

2) Organize a louça suja por tipo: coloque os talheres dentro de uma vasilha que também está suja, junte os pratos, as panelas e os copos em grupos. Você vai perceber que o volume de louça a ser lavada vai até diminuir. Nestas horas, vale até usar a mesa, o balcão ou até mesmo o fogão como apoio para organizar a louça suja e ganhar espaço na pia.

3) Comece lavando os pratos, depois copos, talheres, potes e, por último, as panelas. Ensaboe o máximo possível de uma vez só. Além de ser mais prático, você evita ficar abrindo e fechando a torneira o tempo todo.

Louça limpa

1) Para organizar os pratos, é só inserir nos espaços dedicados a eles no escorredor. Nesses mesmos lugares é possível encaixar os pratos de sobremesa e pires. Para facilitar, é melhor organizar dos maiores para os menores.

2) Um escorredor com acessórios conectados, como porta-talheres, facilita a organização. Neste caso, os talheres já têm local correto para serem inseridos, sem comprometer a colocação do restante da louça no escorredor.

3) Tampas e potes podem ser organizados colocando o menor embaixo e sobrepondo os maiores, para economizar espaço.

4) Os itens mais complicados de se colocar no escorredor são as panelas. Uma dica é tentar colocar as menores embaixo e as maiores em cima. Assim, elas não correm o risco de deslizar e cair.

Dicas extras:

1) Existe no mercado uma espécie de tapete para louça, também conhecido como aparador de louças. É um tecido fofinho, semelhante àqueles colocados no banheiro, que absorve a água da louça. Use esse tapetinho em cima da mesa ou um balcão para colocar panelas, por exemplo. Essa dica é valiosa quando você tem muita louça para lavar e não vai caber tudo no escorredor.

2) Evite enxugar a louça. Deixe-a secando naturalmente, aproveitando a luz do sol. Assim, quando estiverem secas, é só guardar. Isso ajuda quando você está sozinha(o) em casa e tem outras atividades para fazer. Por que perder tempo secando louça se ela pode secar sozinha?

3) Opte por ter em casa um escorredor que otimize espaço na cozinha, ou seja, que pode ser guardado com facilidade quando não está em uso, deixando mais espaço na pia para quando você for cozinhar, por exemplo.

4) Prefira escorredores de plástico, que não enferrujam e podem ser lavados. Aliás, é fundamental limpar o escorredor uma vez por semana, pois ele acumula água e poeira, formando crostas de sujeira principalmente nos cantos, vãos e orifícios.

É possível trazer mais vida para a sua cozinha usando os escorredores Astra. São 12 opções de cores para você escolher a que mais combina com a sua decoração.