Como limpar o porta-temperos?

Alguns cuidados ao lavar e secar garantem a conservação dos condimentos

Um bom tempero na medida certa é o segredo para deixar a comida ainda mais saborosa. Porém, o condimento deve ficar armazenado de forma correta, em um recipiente específico para ele, pois só assim trará o efeito desejado no alimento.

O ideal para o armazenamento desses mantimentos são os porta-temperos, que devem permanecer sempre limpos e higienizados. Saiba mais:

Lavagem: Para conservar qualquer tipo de acessório da cozinha deve-se lavar sempre depois do uso. Essa lavagem precisa ser caprichada para evitar gorduras e que o cheiro do alimento fique no frasco.

  • Espere o tempero acabar pra limpar o porta-temperos.
  • Deixe os recipientes de molho em uma vasilha com água morna.
  • Se os temperos possuem cores fortes como o açafrão e curry, ou muito gordurosos, vale passar sabão com água morna para que a cor e a gordura saiam rápido.
  • Limpe bem as frestas e curvas das tampas com palito de dente ou cotonete, para evitar que germes e bactérias se proliferem, ou que bichinhos desagradáveis apareçam.

Secagem: Depois da lavagem, alguns cuidados devem ser tomados com os potes para que eles possam armazenar os temperos sem problemas. É muito comum notar alguns temperos grudados no fundo dos frascos, como o sal. Isso acontece devido à umidade.

  • Após a lavagem é necessário deixar os frascos secarem em um escorredor.
  • Depois, para garantir que fique tudo seco passe um pano seco ou papel toalha.
  • Feito isso é só colocar o tempero!

Potinhos transparentes são mais práticos, pois facilitam na rápida identificação do conteúdo. Ainda, se os temperos forem coloridos podem ajudar na composição da decoração da cozinha.

O porta-temperos, mais conhecido na Astra como galheteiro, leva elegância, sofisticação e praticidade à sua mesa. Esse item possui frascos translúcidos, produzidos com material atóxico e altamente resistente à quebra, e um suporte que permite que todos os recipientes fiquem juntos, facilitando a organização. Conta com bico dosador que não deixa o conteúdo escorrer pelo frasco ou pingar em locais indesejados.