fbpx

Como escolher um assento sanitário?

Produto tem variações de formato, material, matéria prima, tipo de fechamento e cores

Antes de adquirir um assento sanitário é necessário analisar algumas características do produto para escolher o ideal para seu vaso sanitário, seu bolso e seu gosto.

Hoje, o mercado oferece diferentes tipos de matérias primas, cores, materiais e formatos para um assento sanitário.

Confira algumas dicas pra escolher o assento sanitário ideal para a sua necessidade.

Formatos: preste atenção no modelo da sua louça. São diferentes formatos de vasos sanitários que vão do convencional (oval) aos especiais (os "quadrados" são os mais comuns). Por isso, existe um assento sanitário adequado e compatível para cada um desses formatos.

Material: Os assentos sanitários podem ser fabricados com diversos materiais, sendo o plástico e a madeira os mais comuns. Ambos são resistentes à umidade, o que é importante para um ambiente como o banheiro. Os assentos de madeira possuem design mais tradicional; os modelos de plástico apresentam design variado, devido à flexibilidade no seu processo produtivo. Outra diferença entre esses dois materiais é que os assentos de plástico podem ser fabricados em matérias primas plásticas diferentes, que geram opções variadas de conforto e resistência ao usuário.

Matéria prima: os assentos de madeira são, na maioria dos casos, fabricados em MDF. Já os assentos de plástico podem ser encontrados em três tipos de matérias primas, que devem ser escolhidas de acordo com a preferência de cada consumidor:

  • Assento sanitário almofadado: possui o arco do assento almofadado, preenchido por uma espuma macia e resistente, que confere ao item mais durabilidade e conforto no momento do uso.
  • Assento sanitário soft: o arco é fabricado pelo processo de moldagem por sopro, gerando uma peça oca. Essa característica, somada ao formato externo anatômico, gera um produto leve e confortável.
  • Assento sanitário rígido: fabricado pelo processo de moldagem por injeção, forma uma peça semelhante a uma ‘casca’ extremamente lisa, resistente e de fácil higienização.

 

Fechamento: o mercado oferece dois tipos de fechamento para os assentos sanitários, o comum e o suave. O assento com fechamento comum é o mais encontrado. Neste caso, arco e tampa do assento são fechados manualmente. Já o assento com fechamento suave permite que o arco e a tampa, após um empurrão inicial, fechem sozinhos, devagar e de forma suave, sem bater, evitando barulho e danos à louça.

Cores: É possível deixar de lado o branquinho básico e investir em assentos coloridos ou decorados. Eles contribuem para a decoração, conferem mais alegria, vivacidade e personalidade ao cômodo. A Astra tem em linha mais de 40 opções de cores no modelo almofadado oval pra você decidir qual se encaixa melhor no seu banheiro.

Opções para acessibilidade: Além das opções tradicionais, também é possível encontrar no mercado o assento Astra ideal para a sua necessidade. Eles proporcionam mais conforto e segurança para casos como deficiência, mobilidade reduzida (temporária ou permanente), pós-operatório, idosos, obesos, nanismo, gestantes e crianças. As opções de assentos sanitários acessíveis facilitam a utilização do vaso sanitário, pois não é preciso fazer muito esforço físico no momento do uso, devido às alternativas de altura e materiais.

A Astra tem em linha também os assentos infantis, que estão disponíveis em duas opções, os compatíveis com as louças infantis e os assentos redutores, que funcionam como adaptadores para assentos sanitários comuns. Esses modelos reduzem a abertura do assento sanitário e proporcionam maior proteção aos pequenos.

#FicaDica

Sempre compre o assento correto para o seu vaso sanitário. Caso contrário, o produto pode sofrer deformações por conta da incompatibilidade e desconforto durante o uso. Além disso, optar pelo assento compatível com a louça deixa o ambiente visualmente mais bonito.

Para descobrir qual o assento Astra correto para o seu vaso sanitário, sua disponibilidade de cores e materiais, basta acessar o Simulador de Assentos da Astra, indicar as medidas, o formato e a marca da louça.

Cabe a cada usuário avaliar a sua necessidade e preferência para encontrar os assentos sanitários Astra mais adequados ao seu caso.

Confira também o vídeo da série Soluções da Sol sobre “Como escolher o assento sanitário ideal”: