6 dicas de como economizar água em casa

Reduza o consumo e ajude o planeta

O consumo de água deve ser pensado de forma consciente, já que esse recurso, fonte de vida humana, é um bem finito, ou seja, que se esgota.

No ano de 2018, cada brasileiro chegou a consumir, de forma direta, em média 154 litros de água por dia, segundo os dados do Sistema Nacional de Informação Sobre Saneamento, do Ministério das Cidades. O valor é 44% maior (44 litros a mais) do que a quantidade de água que a Organização das Nações Unidas (ONU) considera necessária por pessoa em um dia, ou seja, 110 litros diários.

Ainda, segundo um relatório da ONU, lido no ‘8º Fórum Mundial da Água’ (realizado em 2018, em Brasília), a falta de água pode vir a afetar 5 bilhões de pessoas até 2050, o número corresponde à metade da população estimada para a data. A falta de água será gerada por mudanças climáticas e pelo aumento da demanda pelo recurso.

Confira algumas maneiras de como é possível ajudar o planeta mudando apenas alguns hábitos simples:

 

 

Reutilize água: é a melhor maneira de poupar água. Existem produtos do dia a dia que lhe ajudam a ser mais econômico e reutilizar água. Por exemplo, as calhas são ótimas para ajudar na captação de água da chuva, que pode ser armazenada em galões para ser reutilizada para lavar o quintal, áreas externas ou regar o jardim. Para não atrair o mosquito da dengue, opte por armazenar a água que você vai reutilizar em recipientes com tampa.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe as mangueiras de lado: manter a mangueira aberta é sinônimo de desperdício. A cada 1 minuto aberta, a mangueira chega a consumir 18,6 litros de água. Uma dica para mudança é substituí-la por um regador para molhar as plantas. Para lavar o carro, use um balde e um pano úmido. Já o quintal pode ser lavado usando um balde e uma vassoura.

 

 

 

 

 

 

Diminua o tempo do banho: sabemos que o banho é um dos momentos mais relaxantes do dia, mas mais importante do que relaxar é ter consciência de que é possível salvar o planeta, então não demore tanto no banho. Para economizar mais água você também pode desligar o chuveiro enquanto se ensaboa.

 

 

 

 

 

 

 

Fique atento aos possíveis vazamentos: esse é o principal causador de um alto consumo de água. Então, se você observar que a conta de água aumentou muito, mesmo sem alteração nos hábitos de consumo, pode ser um sinal de que a rede interna está com vazamento. Nunca deixe o reparo dos vazamentos para depois, assim que detectados eles devem ser imediatamente arrumados.

 

 

 

 

 

 

Feche a torneira: enquanto faz a barba, escova os dentes, ensaboa as mãos ou a louça. Só abra a torneira no momento de tirar o sabão.  Fique atento à torneira pingando, pois ela pode desperdiçar muita água.

 

 

 

 

 

 

 

Cuidado com a descarga: ela é responsável por 30% da água consumida em casa. Não jogue papel no vaso sanitário (para que ele não entupa) e fique atento se o sistema de descarga está com vazamento. Uma opção que ajuda a economizar água é trocar o sistema convencional de descarga acoplada pelo mecanismo de descarga com duplo acionamento da Astra, que possui descarga parcial (3 litros de água para dejetos líquidos) e total (6 litros de água para dejetos sólidos). O mecanismo pode ser adaptado à caixa acoplada que você já possui em casa e também está presente na caixa de descarga baixa da Astra.

 

 

 

Não é necessário fazer nenhuma mudança radical para ajudar o planeta, com pequenos detalhes já é possível fazer diferença e você ainda pode notar mudanças positivas na sua conta de água!

Confira também: