Como decorar um ambiente alugado

Confira dicas para repaginar um lugar que não é seu

É difícil decorar um ambiente alugado, pois algumas particularidades do local não agradam ou não representam o estilo dos novos moradores, como janelas e portas velhas, piso antiquado ou alguma parede sem graça. Além disso, não se pode mexer na estrutura de um imóvel que não é seu sem a autorização do proprietário. Por isso, para deixar o espaço com a sua cara, o jeito é investir em uma decoração criativa, de baixo custo e em objetos que podem ser levados com você para uma próxima moradia.

Confira alguns itens que você pode apostar para deixar sua casa ou apartamento alugado com o seu estilo:

Acessórios com ventosa: se você não quer ou não pode furar paredes, utilizar acessórios com ventosa pode se tornar mais prático. Os acessórios não danificam o acabamento e, sempre que necessário, podem ser mudados de lugar. Esses itens são indicados para uso em parede de azulejo liso, principalmente no banheiro, na cozinha e na lavanderia.

Acessórios coloridos: investir em cor nos acessórios que ajudam a compor ambientes como cozinha, lavanderia e banheiro tornam a decoração mais alegre e cheia de personalidade. Os itens, além de práticos e funcionais, combinam com o estilo dos moradores.

Nichos e prateleiras: uma ótima opção para organizar de forma criativa. A variedade de cores pode fazer a diferença no ambiente.

Araras: para quem tem pouco espaço ou menos recursos financeiros para adquirir um guarda-roupa, organizar as peças do dia a dia em uma arara é uma opção prática e flexível.

Papel de parede: Se você não quer alterar as cores originais do cômodo, o papel de parede é uma opção fácil para decorar. Existem diversas estampas, texturas e tamanhos, com variedades de preço.  O revestimento não costuma causar danos à parede ao ser removido.

Pintura nas paredes: você pode mudar a cor das paredes para deixar o ambiente mais agradável. Para não radicalizar, porque não pintar apenas uma parede para chamar a atenção.

Tapetes: são a melhor opção para esconder o piso sem graça ou as manchas e imperfeições. Podem ser encontrados em diversos formatos e tamanhos. Deixam o ambiente mais elegante e sofisticado.

Cortinas: para imóveis com janelas deterioradas ou feias as cortinas são uma opção para dar personalidade e esconder os desgastes. Além disso, passam a sensação de um ambiente mais preenchido. Cortinas também são bem-vindas na área do box, quando o imóvel não possui opção em vidro ou acrílico. A vantagem das cortinas de banho é que elas podem ser trocadas com frequência, mudando a cara do ambiente a cada renovação.

Espelhos: podem e devem ser usados na decoração. Composições em salas de estar e de jantar e corredores, além de decorar ainda ampliam o ambiente.

Quadros: são excelentes opções para dar vida à paredes grandes e brancas, por exemplo. Você pode apostar em composições de quadros pequenos, em molduras com fotos ou em grandes telas que ocupam bastante espaço.

Lembre-se: no final do contrato de locação você deve devolver o imóvel do jeito que recebeu, ou seja, é preciso pintar todos os cômodos, reparar os furos nas paredes, consertar itens que foram quebrados etc. O proprietário só recebe as chaves de volta após feita a vistoria do local.